Rio de Janeiro, Natureza e Cultura

O desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro tem sido moldado por uma criativa fusão entre natureza e cultura. Além de ser um dos cenários mais belos do Brasil, também é o local onde as manifestações culturais ali produzidas expressam a síntese do viver carioca que se tornou internacionalmente popular: o samba, a bossa nova, o futebol, o carnaval de rua e as tradicionais festividades religiosas. Paisagem e modo de viver que se veem registrados em relatos de viagem, músicas, obras literárias, filmes e imagens, do século XVI até a atualidade.

Esses aspectos expressam os critérios indicados que caracterizam os valores universais excepcionais do bem inscrito, que é integrado por quatro componentes localizados desde a zona sul do Rio de Janeiro ao ponto oeste de Niterói, no Grande Rio. Estão incluídos monumentos como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem também o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

Em todos eles estão presentes a manutenção do uso público, social e de lazer estabelecido originalmente em cada uma, por serem áreas de propriedade do governo brasileiro transformadas em parques, como o Parque Nacional da Tijuca, o Parque do Flamengo e o Monumento Natural do Pão de Açúcar; ou áreas de domínio público tuteladas pelo Iphan, como os fortes da entrada da Baía de Guanabara e o Jardim Botânico, ou pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), como o paisagismo com os mosaicos de pedra portuguesa de Burle Marx na Praia de Copacabana.

A integridade das diferentes áreas é observada a partir da importância e da função que exercem na vida da cidade. Diversas medidas de proteção ambiental e do patrimônio cultural foram implementadas desde o século XIX, com a desapropriação das fazendas localizadas nas serras da Carioca e da Tijuca e o seu reflorestamento, que trouxeram benefícios ambientais à cidade e interferiram no uso e na morfologia das diversas áreas que integram o Sítio.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin