Ficha Técnica - Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto, 2014

DISSERTAÇÃO - FICHA TÉCNICA

Autor:

Simone Monteiro Silvestre Fernandes

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

Escritório Técnico de Ouro Preto

Orientador:

Ana Carmen Amorim Jara Casco

Coorientador:

 -

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

João Carlos Cruz de Oliveira

Banca examinadora:

Ana Carmen Amorim Jara Casco (presidente) 

Analucia Thompson – PEP/MP/IPHAN 

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto – UFF/RJ

Título da Dissertação em português:

Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto

Data da defesa:

12 de Dezembro de 2014

Resumo: Essa dissertação é fruto das minhas inquietações e observações como historiadora, atuando na área educativa do Escritório Técnico de Ouro Preto, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN). Ouro Preto se transformou num lugar repleto de significados, onde a imagem da “cidade colonial” ficou consolidada. A força dessa imagem construída transforma a cidade em palco de experimentação das novas políticas públicas pensadas para o país na área, com a realização efetiva de ações de conservação, restauração e revitalização de seu patrimônio cultural. A escolha de apenas parte da cidade reflete numa imagem incompleta, dificultando o reconhecimento e sentimento de pertença por parte dos cidadãos, que percebem uma porção de sua cidade sendo tratada como monumento e a outra porção sendo esquecida, desconhecida. Afinal, a cidade não é só o seu centro histórico e seus bairros, seus distritos integram, também, esse lugar, atravessado de muitos interesses e muitas cartografias, palco para a formação de diversas identidades e que não pode ser visto de maneira simplificada. As atividades desenvolvidas pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto, através do Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania, foram pensadas para melhorar a relação entre o cidadão e o órgão federal preservacionista, a cidade e sua preservação. A análise crítica das atividades realizadas pela Casa do Patrimônio de Ouro Preto e as informações levantadas sobre as ações desenvolvidas na década de 1980, em Ouro Preto, irão perpassar as questões e reflexões levantadas nesse trabalho. 

Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Ouro Preto; Educação Patrimonial; Educação.

Título da Dissertação em inglês

Reflections on educational actions in listed urban ensembles: Ouro Preto

Abstract: This Master's thesis is the result of my concerns and observations as a historian in the educational field of Ouro Preto’s Technical Office of the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (National Historical and Artistic Heritage Institute). Ouro Preto became a place filled with meanings where the image of "colonial city" was consolidated. That built image has the power to transform this town into a stage for experimenting new public cultural heritage policies, planned for the country, taking effective conservation, restoration and conservation actions. The selection of only a part of town reflects an incomplete image complicating the recognition and the sense of belonging among part of the citizens that realize that part of their town has being treated as a monument and other parts have being forgotten or unknown. After all, the town is not only its historic center. Its districts are also part of this place and a subject-matter of many interests and cartographies. It lodges the formation of many diferent identities and can not be considered in a simplified way. The activities developed by the Heritage House of Ouro Preto through the “Urban Senses Program: heritage and citizenship”, were intended to improve the relationship between the citizens and the preservationist federal agency, the city and its preservation. The critical analysis of the activities conducted by the Heritage House of Ouro Preto, as well as the informations gathered about the actions developed in the 1980's will pass over the issues and reflections collected in this work. 

Keywords: Cultural Heritage; Ouro Preto; Heritage Education; Education

Disponível para download - clique aqui.

Como citar: Fernandes, Simone Monteiro Silvestre. Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto. 2014. 292 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2014.

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