Ficha Técnica - Cartografia do Patrimônio Cultural: uma análise da cartografia no âmbito dos Inventários Nacionais do Iphan, 2015

DISSERTAÇÃO - FICHA TÉCNICA

Autor:

Ana Betânia de Souza Pimentel Martins

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

Superintendência do IPHAN em Pernambuco

Orientador:

Claudia Feierabend Baeta Leal

Coorientador:

 -

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

Marcelo de Brito Albuquerque Pontes Freitas
Co-supervisão: Maria Emília Lopes Freire

Banca examinadora:

Claudia Feierabend Baeta Leal (presidente) 

Luciano dos Santos Teixeira – PEP/MP/IPHAN 

Marcelo Antônio Sotratti – UERJ

Título da Dissertação em português:

Cartografia do Patrimônio Cultural: uma análise da cartografia no âmbito dos Inventários Nacionais do Iphan

Data da defesa:

16 de abril de 2015

Resumo: O tema que instigou o desenvolvimento desta pesquisa é a Cartografia no âmbito da construção das práticas de preservação do IPHAN, notadamente as práticas ligadas a identificação e conhecimento do patrimônio cultural brasileiro. A metodologia partiu da análise documental dos manuais dos instrumentos de identificação, os chamados Inventários Nacionais, especificamente o Inventário Nacional de Bens imóveis – Sítios Urbanos (INBI-SU) e o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). Buscou-se compreender a realização daqueles inventários nacionais com a fundamentação conceitual realizada no 1º capítulo analisou-se aqueles inventários que tiveram entre suas diretrizes a produção de mapas do patrimônio cultural. Com relação aos inventários conclui-se que: Percebe-se que a cartografia ou a informação cartográfica foi requerida no contexto de elaboração dos dois instrumentos de identificação, INBI-SU e INRC, sendo vista prioritariamente como ferramenta de localização; A cartografia sistemática apareceu como abordagem predominante na identificação do uso de mapas nos manuais de inventário que desempenharam a função de localização e orientação. Observou-se também o uso de mapas como fonte histórica. Como exceções dessa forma de utilização predominante da cartografia destaca-se o projeto MAPEO. Cartografia cultural dos sítios sagrados do Noroeste Amazônico. Esta experiência constitui também instrumento de identificação do patrimônio cultural, a qual se diferem dos inventários no trato com mapas principalmente por trazerem no próprio conceito dos instrumentos a ideia de mapeamento como eixo central. Dessa forma, a cartografia sai da posição de ferramenta coadjuvante para localização de bens materiais que se relacionam com os patrimônios culturais, para assumir importância central no processo de identificação desses bens e referencias culturais.

Palavras-chave: Cartografia, Mapeamento, Patrimônio Cultural

Título da Dissertação em inglês

Cultural heritage cartography: cartographic analysis on the scope of IPHAN National Inventories

Abstract: The construction of maps has been a constant practice in the history of different cultures around the world. The recognition of the plurality of maps of production experiences was responsible for the expansion of the concept map and temporal ballast own history of cartography. The issue that prompted the development of this research is the mapping in the construction of the preservation of IPHAN practices, especially the practices related to identification and knowledge of the Brazilian cultural heritage. The methodology set out the documentation and manuals of identifying tools, the so-called National Inventories, specifically the National Real Estate Inventory -Urban Sites (INBI-SU) and the National Inventory of Cultural References (INRC). We attempted to observe the Cartography contribution to the achievement of those national inventories. In this group, we analyzed those inventories that had among its guidelines the production of maps of cultural heritage. With regard to inventories is concluded that: It is perceived that the cartography or cartographic information was required in the context of preparation of the two instruments of identification, INBI-SU and INRC, being seen primarily as the finder; Systematic mapping appeared as the predominant approach in identifying the use of maps in the manuals of inventories played caller location and orientation. There was also the use of maps as a historical source. As exceptions so predominant use of cartography stand out Tocantins Cultural Mapping Project and the Project MAPEO, Cultural Cartography of the Sacred Sites of the Northwest Amazon. These two experiences are also identifying tools of cultural heritage, which differ from inventories in dealing with maps mainly for bringing in the concept of the instruments the idea of mapping as the centerpiece. Thus, the mapping out of the supporting tool position for location of material goods that relate to the cultural heritage, to assume central importance in the process of identification of the goods and cultural references.

Keywords: cartography, mapping, Cultural Heritage.

Disponível para download - clique aqui.

Como citar: MARTINS, Ana Betânia de Souza Pimentel. Cartografia do Patrimônio Cultural: uma análise da Cartografia no âmbito dos inventários nacionais do IPHAN. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) – IPHAN, Rio de Janeiro, 2015.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin