Edição 2014

Na 27ª edição, o concurso premiou iniciativas de seis estados brasileiros (Ceará, Minas Gerais, Pará, Goiás, Paraíba e Rio de Janeiro) divididos em duas categorias. Ao todo, foram recebidas 122 inscrições de 22 unidades da federação, sendo que 50 foram as finalistas da etapa nacional. Essa edição homenageou a arquiteta Lina Bo Bardi, uma das responsáveis pela renovação estética da arquitetura nacional e projetista de vários espaços culturais do país, como a sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Teatro Oficina de São Paulo, o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Casa de Cultura, em Recife.

Os vencedores em cada categoria foram os seguintes:

Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio:

Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho, do Ceará, pelo projeto Rabecas da tradição: performance e luteria. Os rabequeiros, tocadores e fabricantes artesanais da rabeca, mantêm vivo o som desse instrumento, no interior do Ceará, como forma de preservar a cultura do lugar onde vivem. Durante 10 anos, um levantamento feito com músicos, artesãos e fabricantes de rabecas buscou, a partir das histórias de vida, compreender a música como elemento de reforço das relações sociais. De 2011 a 2013, foi provido o Ceará das Rabecas, evento que além das apresentações dos mestres rabequeiros, conta com oficinas de luteria, discussões acadêmicas e exposições.

Sula Kyriacos Mavrudis, de Minas Gerais, pelo projeto Respeitável Público, Respeitável Circo. A partir de diversas ações e de uma extensa pesquisa documental, a iniciativa reacende a memória e a força de expressão cultural do circo, em Minas Gerais. A Rede de Apoio ao Circo tem sido responsável por abrir portas para uma interlocução da classe circense com os órgãos governamentais e a sociedade civil. Com frutos do trabalho, já foi possível a elaboração de políticas públicas capazes de amparar a preservação e o desenvolvimento do circo no Estado, além da publicação do Textos de dramaturgia – Circo teatro e encircopédia – Dicionário Crítico Ilustrado do Circo no Brasil.

Fundação Casa da Cultura de Marabá, do Pará, pelo projeto Balsa Buriti - preservando a memória fluvial. Com o objetivo de resgatar o valor da história local e da memória dos heróis barqueiros, a iniciativa reconstruiu uma balsa usando as antigas técnicas artesanais. A embarcação percorreu o rio Tocantins durante nove dias e a cada parada resgatava, nas comunidades, o conhecimento dessa tradição regional. A expedição foi registrada por meio de 50 fotografias, com as quais foi montada uma mostra, que voltou às comunidades, recebendo aproximadamente 25 mil visitantes. Tanto as fotos quanto a balsa estão em exposição na Fundação.

Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio:

Milena Curado de Barros, de Goiás, pelo projeto Cabocla - Bordando Cidadania. Iniciada em 2008, a ação leva às unidades prisionais do estado oficinas de bordado, com o intuito de recobrar a autoestima e possibilitar uma fonte de renda para presas, presos e seus familiares. As peças bordadas mostram as expressões culturais de Goiás, tombado pelo Iphan e detentor do título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 2001. Estima-se que mais de 350 pessoas já tenham participado do projeto, que agora se desenvolve também em outros estados.

Associação Cultural de Zabelê (Ascuza), da Paraíba, pela ação Memórias e colaborações através do audiovisual. A iniciativa, que começou a dar os primeiros passos em 2002, consiste em incentivar, de maneira colaborativa, a produção de documentários para registrar memórias e o rico patrimônio cultural da pequena cidade de Zabelê. Todos os filmes são feitos por jovens moradores, que recebem capacitação da Ascuza. Com apenas uma câmera na mão e um pequeno aparato de edição, foram filmados depoimentos sobre a história e os principais festejos da região como o Reisado de Zabelê e o Pega de Boi.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, pelo Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural (Pró-Apac). A ação propõe a revitalização de residências, como instrumento de manutenção da memória e de preservação do patrimônio. A seleção acontece por meio de edital, que leva em consideração o grau de preservação e contribuição pública do imóvel para a paisagem e ambiência cultural. Na sua primeira fase de implementação, foram contemplados nove projetos que se desenvolveram no centro histórico e na área portuária. Além das restaurações, dando novas cores às janelas e fachadas, o programa procura criar um mecanismo efetivo de parceria com a comunidade, estimulando a preservação do patrimônio.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2014.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin