Ficha Técnica - Narrativas Visuais sobre o Patrimônio Cultural: os cortadores de pedra na Chapada Diamantina

DISSERTAÇÃO: Narrativas Visuais sobre o Patrimônio Cultural: os cortadores de pedra na Chapada Diamantina

Como citar: ZANARDI, Paula Pflüger. Narrativas Visuais sobre o Patrimônio Cultural: os cortadores de pedra na Chapada Diamantina. 2017. 123 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017.

Autor:

 Paula Pflüger Zanardi

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Escritório Técnico de Lençóis/BA

Orientador:

 Daniel Reis

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

 Maria Paula Adinolfi

Banca examinadora:

 Daniel Reis (presidente) 

Fabiene de Moraes Vasconcelos Gama - Departamento de Antropologia, UNB

Sara Santos Morais - Departamento de Patrimônio Imaterial - IPHAN

Claudia Feierabend Baeta Leal – PEP/MP/IPHAN

Data da defesa:

15 de dezembro de 2017

Resumo: Esta pesquisa trata da produção audiovisual do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC). Por meio da criação de um filme com os extratores de pedra de Campos de São João, Bahia, a pesquisa debruça-se sobre a imagem em movimento produzida pelo/para o Iphan. Reflete, a partir de experiências anteriores de inventários já executados e das diretrizes elaboradas para o audiovisual, sobre os conceitos que perpassam os filmes para patrimônio imaterial. O filme criado para a pesquisa, intitulado “Cortadores de Pedra”, se baseia em propostas da antropologia audiovisual para fomentar a reflexão sobre formas de fazer filmes para o INRC. A partir dos agenciamentos pela câmera a pesquisa também aborda as questões trazidas pelos extratores de pedra. Sobretudo a interdição da extração de pedras no povoado estudado e a sobreposição de acautelamentos ambientais e patrimoniais na Chapada Diamantina que incidem sobre as populações tradicionais.

Palavras-chave: INRC; Chapada Diamantina; audiovisual.

Título da Dissertação em inglês

 Visual Narratives about Cultural Heritage: Chapada Diamantina's stonecutters

Abstract: The current research discusses the audiovisual production in the National Inventory of Cultural References (INRC). Through a moviemaking process in partnership with the stonecutters from Campos de São João, Bahia, we ponder over the image in movement made by/for IPHAN. This experimental film is contrasted with previous inventory experiences, the guidelines for audiovisual production and the concepts imputed to the films for immaterial heritage. The film made for this work is based on Jean Rouch’s visual anthropology. It is a knowledge production tool that encourages the thought process and the possibilities the relation mediate by the camera bring for the INRC. The camera agency in the field work raised questions among the stonecutters, mainly around the interdiction of the stone extraction in the village; and how the overlapping of heritage and environmental regulations in Chapada Diamantina affects the traditional populations.

Keywords: Immaterial Heritage Inventory; Chapada Diamantina; audiovisual; stonecutter.

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