Edição 2010

Nesta edição, 178 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 64 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras foram as seguintes:

Apoio Institucional e/ou Financeiro
10º Regimento de Cavalaria Mecanizado
, de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Essa organização do Exército Brasileiro é responsável pela manutenção do Parque Histórico Colônia Militar dos Dourados, localizado no município de Antonio João, em Mato Grosso do Sul, sítio histórico com edificações, monumentos e um importante acervo sobre a Guerra do (1864-1870), maior empreendimento bélico em que se envolveu o Brasil, na América do Sul. Estão guardados e expostos documentos, armamentos antigos de diversas épocas, espadas, utensílios de moradia, vestimentas, material de comunicações, maquete, retratos, equipamentos de cavalaria, bandeiras e outros itens. O regimento do Exército zela pela manutenção e segurança da área, das instalações e do acervo histórico ali existentes.

Divulgação
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha)
, pela realização da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Com sua primeira edição em setembro de 2009, a ação reuniu agentes culturais e instâncias de governo na organização e promoção de mais de 1500 eventos culturais em 474 municípios mineiros. A Jornada Mineira propaga a ideia de que as ações de proteção do patrimônio cultural não são prerrogativas exclusivas dos órgãos públicos, mas também dependem do engajamento de todos os cidadãos.

Educação Patrimonial
Prefeitura do Município de Londrina
, do Paraná, pelo projeto Educação Patrimonial promovido através da Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural, da Secretaria de Cultura. Realizada desde 2005, a iniciativa tem o objetivo de valorizar as identidades e memórias que compõem o patrimônio cultural londrinense, por meio de metodologia, atividades e produtos desenvolvidos para subsidiar os professores da rede pública e os agentes culturais. Entre as atividades do projeto, destacam-se as exposições itinerantes de acervos históricos, os cursos e os encontros de capacitação e difusão de ideias e práticas de educação patrimonial. Por sua vez, entre os produtos distribuídos para professores e estudantes estão publicações sobre políticas públicas de patrimônio cultural e os guias da Trilha Interpretativa Aventura Urbana - Centro Histórico do Roteiro da Diversidade Religiosa e da Trilha Interpretativa das Escolas.

Pesquisa e Inventário de Acervos
Associação dos Amigos da Escola Guignard
, de Belo Horizonte, Minas Gerais, pela organização do Acervo Artístico Museológico da Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais. O projeto incluiu trabalhos de conservação, processamento, acondicionamento e difusão de mais de 900 itens - entre documentos, objetos pessoais, desenhos, pinturas, mobiliário, fotografias, cadernos de estudos e outros materiais - do fundador da Escola, Alberto da Veiga Guignard. Os trabalhos abrangeram, ainda, a restauração de 273 peças, a digitalização de registros fotográficos, a edição de um catálogo e a montagem de uma exposição. Com a recuperação da coleção, o público pôde conhecer obras marcantes de Guignard. O projeto teve uma dimensão ainda maior: a Escola Guignard se atualiza em uma perspectiva contemporânea, tornando-se, além de um polo cultural em plena transformação, um centro de referência para o estudo e difusão não só da obra do artista, mas como da formação de um novo pensamento estético mineiro.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Associação Viva Saveiro
, de Salvador, Bahia, pela Preservação dos Saveiros de Vela de Içar da Baía de Todos os Santos. A ação, iniciada de forma voluntária para conter o desaparecimento desse tipo de embarcação, possibilitou o restauro total de quatro barcos entre 2006 e 2009 e sua reinserção na cadeia produtiva da sociedade.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN)
, do Rio de Janeiro/RJ, pela ação Sítio Arqueológico, que tem por objetivo preservar a memória das relações entre África e Brasil no período da escravidão. Nesse sentido, foram feitos estudos, pesquisas e atividades de divulgação e preservação da memória do Cemitério dos Pretos Novos, descoberto pelo casal Petrucio e Merced Guimarães por ocasião da reforma de sua casa em 1996, no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio antigo. A atuação do IPN visa não só à análise do passado, como também ao exame de seus desdobramentos no processo civilizatório e na incorporação dos negros à diversidade étnica brasileira.

Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Associação Sociocultural Umbigada
, da Bahia, pelo projeto Sons de Canudos, cujo objetivo é assegurar a continuidade das tradições existentes no sertão da Bahia, por meio da valorização de sua cultura popular e de suas expressões musicais. Desde 1994, o trabalho promove diversas apresentações, encontros, mostras de cinema e participações de bandas da cidade de Canudos em festivais sediados em outras partes do país. Sete discos, documentários em vídeo, um livro, folhetos de cordel e exposições são outros resultados obtidos ao longo de 16 anos de atuação.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2010.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin