Edição 2007

Nesta edição, 232 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 75 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras nas sete categorias foram as seguintes:

Apoio Institucional e/ou Financeiro
Instituto Homem Pantaneiro
, de Corumbá/MS. A organização de direito privado, sem fins lucrativos, desenvolve o programa Escola de Artes Moinho Cultural Sul-Americano, que utiliza a dança, a música e a gastronomia como instrumentos para a construção e o exercício da cidadania. Atende crianças de oito a doze anos, brasileiras e bolivianas, e suas famílias, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Divulgação
Associação Amigos do Museu do Ceará
, de Fortaleza/CE. Espaço de educação e divulgação da história, da memória e do patrimônio cultural cearense, o Museu do Ceará atua também como um centro de pesquisas. Suas publicações – Coleção Outras Histórias e Cadernos Paulo Freire – são distribuídas gratuitamente para museus, escolas, bibliotecas, organizações não-governamentais e instituições educativas.

Educação Patrimonial
Fundação Cultural de Joinville - Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/SC
. O Projeto de Atendimento Educativo 2º, 3º e 4º Ciclos atende as escolas circunvizinhas sobre os sítios arqueológicos localizados nas áreas urbanas, em situação de alta vulnerabilidade. O objetivo é divulgar a existência da ocupação pré-colonial na cidade e buscar transformar alunos e professores em agentes de preservação do patrimônio cultural.

Pesquisa e Inventário de Acervos
Ester Judite Bendjouya Gutierrez
, de Pelotas/RS. Após quinze anos de pesquisas sobre o tema, a elaboração das Diretrizes para a Área de Especial Interesse Cultural – Sítio Charqueador Pelotense resgata a memória das charqueadas na cidade de Pelotas e também aponta as linhas gerais para integrar os remanescentes do Sítio ao plano de ordenamento físico-espacial do município, como forma de preservá-lo.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Sociedade dos Amigos de Pirenópolis
, em Goiás. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis, construída originalmente no século XVIII, foi acometida por grave incêndio em 2002, apenas três anos após meticulosa obra de restauração. Em março de 2006, o templo renasceu em elevado estilo graças à harmoniosa convivência entre técnicos e operários no canteiro aberto à comunidade.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Universidade Regional do Cariri
, do Crato/CE. O GeoPark Araripe se propõe a promover a proteção e a preservação da memória da terra e da evolução da vida, bem como a educação científica, a pesquisa, a fruição e o desenvolvimento sustentável das comunidades em sua área, entre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. É o único do hemisfério sul incluído na rede mundial de GeoParks, instituída pela Unesco.

Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Movimento de Vanguarda da Cultura Icoaraci
, de Belém/PA. O projeto A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci identificou e registrou em vídeo e livro as manifestações da cultura popular do Distrito de Icoaraci, com destaque para a reprodução do artesanato marajoara e tapajônico, os cordões de pássaros e de bichos, os bois-bumbás e as festas de santos, visando à salvaguarda do rico patrimônio imaterial amazônico.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2007.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin