Perguntas frequentes sobre o Mestrado em Patrimônio Cultural

1. Qual a periodicidade do edital de Seleção de alunos bolsistas?

O Iphan realiza anualmente processo seletivo para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, mediante condições estabelecidas em edital público, que traz a cada edição diferentes perfis de vaga, no que se refere às graduações exigidas e à distribuição nas unidades da Instituição por todo o território nacional. Os editais são publicados no Portal do Iphan (www.iphan.gov.br) usualmente no início do primeiro semestre.

 

2. Quem pode concorrer às bolsas do Mestrado?

Poderão participar do processo seletivo às vagas de bolsa cidadãos brasileiros que concluíram uma das graduações exigidas nos anexos aos Editais de Seleção, em curso superior reconhecido pelo MEC, que estejam quites com as obrigações eleitorais e militares. Para assumir a vaga de bolsa o candidato selecionado não poderá ter vínculo empregatício/funcional (mesmo que beneficiário de licenças) e não poderá ser aposentado nem beneficiário de outra bolsa financiada por qualquer órgão público brasileiro (Federal, Estadual ou Municipal). Lembramos que o Mestrado oferece também editais específicos para alunos servidores do Iphan, servidores e empregados públicos dos quadros permanentes de municípios e distrito federal com Sítios do Patrimônio Mundial e servidores e empregados públicos dos quadros permanentes do serviço público federal.

 

3. Qual é o local de atuação do bolsista?

Conforme previsto no Edital de Seleção do Mestrado, entre as obrigações do aluno está o cumprimento de 30 horas semanais relativas às atividades práticas supervisionadas, a serem exercidas durante os dois anos de curso na Unidade do IPHAN para a qual se candidatou. Desse modo, o aluno terá que estabelecer residência em local que lhe permita desempenhar estas obrigações. Além desse período de práticas supervisionadas, o aluno terá que cumprir também as disciplinas do curso, oferecidas em 3 módulos com duração de um mês cada, em horário integral, realizados na sede do Mestrado, no Rio de Janeiro.

 

4. As áreas de formação contempladas são apenas as indicadas no anexo ao edital?

Sim. As demandas de vagas e atividades oferecidas a cada ano são apenas as indicadas no anexo de vagas ao Edital de Seleção e para concorrer a essas vagas é preciso comprovar ter graduação nessas áreas. Cabe lembrar, contudo, que esses perfis de vaga se alteram a cada Edital, de ano para ano, sendo elaboradas pelas unidades do Iphan distribuídas pelo país, de acordo com os temas de interesse identificados no contexto de suas ações.

 

5. Algumas das atividades oferecidas pelo curso são abertas para o público em geral?

Sim. O Mestrado Profissional do Iphan inclui entre as atividades oferecidas palestras, jornadas de pesquisa e aulas abertas, divulgadas na seção "notícias" do Portal do Iphan.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin