Edição 2005

Nesta edição, 155 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 69 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras nas sete categorias foram as seguintes:

Apoio Institucional e Financeiro
Associação Pró-Reforma – Bananal
, em São Paulo, por seus quatro anos de trabalho voluntário, sob a coordenação de Luiz Gonzaga Silva – o seu Lulu – visando à recuperação do Sobrado Aguiar Valim e a revalorização do centro da cidade.

Divulgação
Fernando Roveda – Antônio Prado
, no Rio Grande do Sul, pelo desenvolvimento do projeto Memória & Identidade: Antonio Prado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que reúne instrumentos de apoio à visitação ao patrimônio cultural tombado do município.

Educação Patrimonial
Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco – Pinheiro
, no Maranhão, pelo desenvolvimento da ação Redescobrindo e valorizando a história de Pinheiro: um compromisso com a cidadania, com alunos da 1ª série do ensino médio, a partir da interatividade com o Centro de Convivência dos Idosos, visando a valorizar e preservar a cultura do lugar.

Inventário de Acervos e Pesquisa
Projeto Portinari – Rio de Janeiro
pela publicação de Candido Portinari: Catálogo Raisonné, o primeiro no país abrangendo a obra completa de um artista brasileiro. Editado em cinco volumes, com 2.046 páginas, reproduz a cores 4.991 pinturas, desenhos e gravuras e contém uma crono-biografia detalhada da obra, vida e época do artista, acompanhada de um CD-Rom.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Pedro Paulo de Melo Saraiva Arquitetos Associados – São Paulo/SP
pela elaboração e execução do projeto Requalificação e restauro do Mercado Municipal Paulistano, construído entre 1926 e 1933, a partir de projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo. A obra integra o programa municipal de requalificação de bairros centrais.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Associação dos Seringueiros do Cazumbá – Acre
: criada em 1993, sua luta resultou na criação da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, área de 750 mil hectares de floresta que seria transformada em empreendimentos agrícolas e de exploração predatória de madeira.

Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
, no Rio de Janeiro, pela criação da Rede Memória da Maré, por moradores e ex-moradores da antiga favela e hoje bairro da cidade do Rio de Janeiro, que busca registrar, preservar e divulgar a história do local por meio de um conjunto de programas nas áreas da educação, cultura, memória e comunicação, contribuindo para a construção de uma identidade coletiva.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2005.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin