Edição 2000

Nesta edição, 86 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 36 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras foram as seguintes:

Apoio Institucional e Financeiro
Instituto Moreira Salles
, de São Paulo (SP), pelo trabalho de Formação e organização de acervos fotográficos, literários, cinematográficos, de artes plásticas e de música popular brasileira, visando à preservação e disponibilização para o público.

Divulgação
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de Tocantins
, pelo desenvolvimento do projeto Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas do Tocantins, com a realização de documentário videográfico para utilização em sala de aula.

Educação Patrimonial
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
pela produção do Dossiê MAE – Guia temático para professores, série de guias produzidos para o público escolar, visando à melhoria da qualidade da relação museu/escola.

Inventário de Acervos e Pesquisa
Dinara Helena Pessoa
, de Recife (PE), pela produção e divulgação do CD Pastoril: Viva o Cordão Azul! Viva o Cordão Encarnado!, complementado por um vídeo, resultado de dez anos de pesquisa com grupos de pastoril religioso, em Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Centro Cultural Pró-Música
, de Juiz de Fora/MG, pela realização do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, de encontros de musicologia histórica, gravação de CDs, restauração de partituras e instrumentos musicais e edição de livros.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
José Mariano Klautau de Araújo e Dula Maria Bento de Lima
, pela Escola Bosque do Amapá, que tem formado alunos, desde as primeiras letras até ao ensino profissionalizante, de 32 comunidades do Arquipélago do Bailique.

Clique AQUI e confira a revista com mais informações sobre a edição 2000.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin