Edição 2000
Nesta edição, 86 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 36 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras foram as seguintes:
Apoio Institucional e Financeiro
Instituto Moreira Salles, de São Paulo (SP), pelo trabalho de Formação e organização de acervos fotográficos, literários, cinematográficos, de artes plásticas e de música popular brasileira, visando à preservação e disponibilização para o público.
Divulgação
Secretaria da Cultura do Governo do Estado de Tocantins, pelo desenvolvimento do projeto Conhecendo e Preservando as Culturas Indígenas do Tocantins, com a realização de documentário videográfico para utilização em sala de aula.
Educação Patrimonial
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo pela produção do Dossiê MAE – Guia temático para professores, série de guias produzidos para o público escolar, visando à melhoria da qualidade da relação museu/escola.
Inventário de Acervos e Pesquisa
Dinara Helena Pessoa, de Recife (PE), pela produção e divulgação do CD Pastoril: Viva o Cordão Azul! Viva o Cordão Encarnado!, complementado por um vídeo, resultado de dez anos de pesquisa com grupos de pastoril religioso, em Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Centro Cultural Pró-Música, de Juiz de Fora/MG, pela realização do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, de encontros de musicologia histórica, gravação de CDs, restauração de partituras e instrumentos musicais e edição de livros.
Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
José Mariano Klautau de Araújo e Dula Maria Bento de Lima, pela Escola Bosque do Amapá, que tem formado alunos, desde as primeiras letras até ao ensino profissionalizante, de 32 comunidades do Arquipélago do Bailique.
Clique AQUI e confira a revista com mais informações sobre a edição 2000.