Edição 1999

Nesse ano, foram inscritas 132 ações de todo o país. As comissões regionais pré-selecionaram 47 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação para a definição os vencedores das seis categorias e da menção honrosa. São eles:

Apoio Institucional e Financeiro
Paulo e Maria Cecília Geyer
, pela doação da Coleção Geyer ao Museu Imperial, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se da maior doação já feita por particulares a uma instituição pública de natureza cultural. São mais de 3,5 mil peças, entre livros, gravuras, pinturas e desenhos, além de móveis, louças, objetos de decoração e prataria, sendo considerada a maior coleção de brasiliana em mãos particulares do país. O casal doou também a Casa Geyer, localizada em um terreno de 12 mil metros quadrados no Cosme Velho, na cidade do Rio de Janeiro, que passará a ser uma extensão do Museu Imperial.

Divulgação e Difusão
Fundação de Cultura Cidade do Recife/PE
, pelo Encarte Cultural Brincantes. Veiculado pelo Jornal do Commercio, de Pernambuco, durante oito semanas, difundiu diversas manifestações culturais, como Maracatu Nação, Frevo, Ciclo Junino, Maracatu de Baque Solto, Danças e Ritmos, Teatro Popular, Caboclinhos e Ciclo Natalino. O objetivo foi o de democratizar informações sobre as quais a comunidade não tem acesso, possibilitando ao interessado colecionar a publicação, oferecendo ainda bibliografia, uma página na Internet e 500 cd-roms. Os encartes atingiram um público de 84.624 pessoas.

Educação Patrimonial
Centro de Cultura Luiz Freire
, de Olinda/PE, pela construção e implantação de uma escola diferenciada para o povo indígena Xukurú de Ororubá, no município de Pesqueira, em Pernambuco. Foi desenvolvido um trabalho abordando a questão da organização indígena e a valorização dessa cultura, resgatando a concepção de mundo por meio de suas histórias e lendas, transmitidas oralmente. A comunidade indígena participou da elaboração do material didático, que inclui uma cartilha e um programa de vídeo.

Inventário de Acervos e Pesquisa
Arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo e equipe do Projeto de Estudo do Acervo Turístico da Bahia
, pelo trabalho de Concepção e Desenvolvimento do Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Iniciado há mais de 25 anos, foi inovador em sua metodologia e culminou, em 1998, com a conclusão do sexto volume da Série. O Inventário é fonte permanente de consulta e pesquisa para instituições de todo o Brasil, inclusive do próprio IPHAN. Já foram publicados os seguintes volumes: Monumentos do Município de Salvador/BA; Recôncavo, partes I e II; Serra Geral e Chapada Diamantina, Monumentos e Sítios; Litoral Sul; e Monumentos e Sítios das Mesorregiões Nordeste, Vale do São Francisco e Extremo Oeste Baiano.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Padre Pedro Nunes de Almeida
, pároco da Igreja de Santa Rita, localizada na cidade do Rio de Janeiro, pela restauração da Igreja de Santa Rita, realizada com recursos aproximados de R$ 900 mil, dos quais 80% oriundos de doações da comunidade e o restante proveniente da Igreja Católica da Alemanha e de bazares e quermesses organizados pela Irmandade. Em 1995, o Padre Pedro Nunes de Almeida iniciou a mobilização dos paroquianos e da Irmandade para salvar o templo da ruína. Em 1998, a Igreja foi reaberta ao público, totalmente restaurada, ressaltando seus belos traços arquitetônicos e os trabalhos de talha e pintura decorativa que caracterizam seu interior.

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Fundação Casa de Cultura de Marabá
, do Pará, pelos estudos e trabalhos sobre conservação do patrimônio natural, cultural, histórico e arqueológico da região, realizados por meio de convênios de cooperação técnica com instituições como o Museu Paraense Emílio Goeldi, a Fundação Carlos Gomes, o Ibama, o CNPq, a Estação Científica Ferreira Penna e a Fundação Serra das Andorinhas. O resultado dos trabalhos, divulgado tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de exposições, artigos publicados em revistas e jornais, vídeos e palestras, conta com o apoio e a participação ativa da sociedade, principalmente dos estudantes, que a cada dia descobrem e valorizam o patrimônio natural e cultural de sua região.

Menção Honrosa
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
recebeu Menção Honrosa da Comissão Nacional de Avaliação pela Série Filatélica enfocando o patrimônio cultural brasileiro. Os temas apresentados nos selos foram: Comemorações do 5º Centenário do Descobrimento do Brasil; 400 Anos do Mosteiro de São Bento, da cidade de São Paulo; 100 Anos de Cinema Brasileiro; Centenário de Nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade; Centenário de Nascimento de Luís da Câmara Cascudo; Patrimônio Histórico Mercosul/Missões; XXIV Bienal de São Paulo; 200 Anos de Nascimento de Dom Pedro I; e Natal 98 – Azulejos de Athos Bulcão – Igrejinha.

Clique AQUI e confira a revista com mais informações sobre a edição 1999.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin