Edição 1998

Seis iniciativas foram premiadas na edição de 1998, que também concedeu uma menção honrosa. As ações reconhecidas foram as seguintes:

Arquivo Nacional, Funarte, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Vitae, pela produção de trabalhos sobre conservação preventiva em bibliotecas e arquivos, com a geração e repasse de metodologias e técnicas de preservação.

Banco Safra, pelo projeto Cultural Safra, que visa divulgar e preservar a cultura, por meio de financiamento de publicações, restauração de patrimônio histórico e apoio a exposições.

Fundação Educacional do Distrito Federal, pelo projeto Turista Aprendiz, que visa à formação de uma consciência de preservação integrada ao conceito de desenvolvimento em uma cidade contemporânea, por meio de ações de Educação Patrimonial.

Gerasul e Universidade de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul, pela parceria desenvolvida no Projeto Elementos Culturais do Alto Uruguai, de preservação da identidade e da memória das comunidades atingidas pela Barragem do Itá, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Museu Paraense Emílio Goeldi, pelo trabalho realizado durante os seus 127 anos de existência, constituindo um exemplo para a preservação do patrimônio natural e arqueológico.

Supermercados Zona Sul, do Rio de Janeiro, pela importância de suas campanhas publicitárias, encartes semanais e concursos, mostrando uma sequência de trabalhos de cunho histórico e cultural para a comunidade.

Menção Honrosa
Professor Gilmar de Carvalho
, pelo trabalho sobre Xilogravura contemporânea de extração popular de Juazeiro do Norte – Ceará, que se apresenta como referencial para pesquisas acadêmicas e para a preservação dessa arte e técnica como forma de expressão da cultura popular.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin