Cultura: turismo e vivências

Projeto de Pesquisa: Cultura: turismo e vivências

Linha de Pesquisa: Patrimônio cultural: instrumentos, informação e desenvolvimento

Natureza do Projeto: Extensão

Professores: Joseane Paiva Macedo Brandão e Marcelo Antonio Sotratti (responsável pelo Projeto)

Descrição: O objetivo geral do Projeto consiste em planejar e proporcionar ao público-alvo vivências em espaços públicos ou institucionais onde são desenvolvidas expressões culturais populares que demonstrem a diversidade cultural fluminense. Tais atividades serão compostas de roteiros interpretativos, oficinas, participação ativa e formação de redes colaborativas com a comunidade local que fará parte do processo de planejamento e recepção dos visitantes.

Os objetivos específicos consistem em: a) Eleger expressões imateriais que representem a diversidade cultural carioca em suas diferentes formas: música, artesanato, gastronomia, dança, religiosidade, saberes tradicionais; b) Desenvolver experiências de visitação contando com a participação da comunidade envolvida em tais expressões culturais; c) Desenvolver estratégias de divulgação e operacionalização junto aos turistas, visitantes e moradores da cidade, por meio das redes sociais; d) Após a realização da atividade mediada pelo Projeto culTURa, iniciar processo de planejamento participativo com a comunidade visitada de forma que ela desenvolva novas atividades de vivência nessa expressão cultural, agora protagonizada pelos agentes locais; e) Realização de parceria com o Projeto Rede Solidária para as ações de planejamento participativo nas comunidades locais; f) Acompanhamento e apoio das novas atividades desenvolvidas pelas comunidades locais. g) Avaliação dos resultados do Projeto.

O Projeto culTURa tem como público alvo turistas, visitantes e a população da região metropolitana e de todo o estado do Rio de Janeiro. A metodologia a ser adotada no Projeto culTURa divide-se em 02 etapas: ETAPA 1. Desenvolvimento das atividades/vivências da cultura imaterial do Rio de Janeiro a) Mapeamento do patrimônio cultural e das expressões culturais imateriais desenvolvidas na região metropolitana do RJ; b) Definição da expressão cultural a ser desenvolvida a atividade, segundo cronograma viável e adequado para sua realização; c) Trabalho de campo com toda a equipe do Projeto, utilizando o método etnográfico e a observação participante (MALINOWISKI, 1978); d) Contato com os grupos locais e estabelecimento de redes de cooperação para a realização da atividade; e) Planejamento, organização da atividade e apresentação da proposta para a comunidade; f) Divulgação, operacionalização e avaliação dos resultados. ETAPA 2. Planejamento participativo e desenvolvimento de novas atividades nas comunidades envolvidas com as expressões culturais trabalhadas na ETAPA 1 a) Reunião com a comunidade local para discutir novas atividades associadas à manifestação cultural em questão, agora protagonizadas pela comunidade; b) Realização de curso preparatório para desenvolvimento turístico, por meio da parceria com o Projeto “Turismo Solidário no RJ” da UERJ; c) Planejamento participativo e desenvolvimento das novas atividades/ vivências; d) Apoio do Projeto culTURa nas atividades desenvolvidas pela comunidade: divulgação, ampliação das redes colaborativas, operacionalização, discussão dos resultados. Projeto iniciou-se em janeiro de 2018 e terá continuidade até janeiro de 2020, podendo ser prorrogado após avaliação do departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituições envolvidas: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Turismo e Iphan – Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin