Adler Homero Fonseca de Castro

Doutor em História Comparada (UFRJ/RJ), mestre em História (UFF/RJ) e graduado em História. É técnico do Iphan há vários anos, curador do Museu Militar Conde de Linhares-RJ, sócio do Instituto de História e Geografia Militar do Brasil, pesquisador associado do Centro de Pesquisa em História Militar do Exército Brasileiro e conselheiro do Museu de Armas Ferreira da Cunha. Tem diversas publicações sobre história militar, história do armamento, guerra do Paraguai, fortificações brasileiras e preservação do patrimônio cultural. Trabalhou no Museu Histórico Nacional, no Departamento de Patrimônio Material, na Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro no setor de arqueologia e no Centro Lucio Costa – Escola do Patrimônio

Áreas de atuação: Tombamentos; Fortificações; Acervos e Coleções; Cultura Material; Patrimônio Arqueológico, história militar e história da tecnologia.

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Estudo sobre o sítio arqueológico Pedra Pintada (RR-UR-01), para fins de tombamento”, aluno-bolsista Enderson Pereira Dias (SE-IPHAN/RR); “Danos ao patrimônio arqueológico rupestre pernambucano: perdas locais de bens nacionais”, aluna-servidora Elenita Helena Rufino (SE-Iphan/PE); “Forte Príncipe da Beira: conhecimento, valoração e preservação, aluno-servidor Giovani da Silva Barcelos; “A Atribuição de Valor a Conjuntos Urbanos Tombados Face a Experiência da Rede de Patrimônio Cultural do Piauí pelo Iphan (2006-2012)”, aluno-bolsista Daniel Barreto Lopes.

Projetos de Pesquisa no Programa: Fortificações Brasileiras

Disciplinas:  Patrimônio Material: Estudos de casos

Contato: affc@centroin.com.br; adler.castro@iphan.gov.br

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251178E5

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin