Hilário Figueiredo Pereira Filho

Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com ênfase na área de patrimônio cultural. Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em História pela UFMG. Historiador do IPHAN desde 2006: Superintendência do IPHAN em Sergipe (julho/2006 a abril/2008), Chefe do Arquivo Central do IPHAN - Seção Rio de Janeiro (maio/2008 a dezembro/2014) e Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio (agosto/2018 aos dias atuais). As áreas de atuação estão relacionadas às políticas públicas de acesso e preservação dos acervos documentais; debates em torno da memória e de instrumentos preservacionistas; e campo do patrimônio no âmbito internacional.

Áreas de atuação: Acervos Documentais; Memória e Patrimônio; Campo do Patrimônio Internacional.

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Inventário do Patrimônio Cultural no IPHAN: instrumentalização do discurso na política nacional de preservação”, aluna-bolsista Carolina Di Lello Jordão Silva (DEPAM/DF); “Centro Nacional de Referência Cultural: o desconhecido acervo consagrado”, aluna-bolsista Maria Vitória de Moraes Dutra (Copedoc/DAF/DF); “O Programa Nacional de Preservação da Documentação Histórica e seu significado para a preservação de arquivos no âmbito do IPHAN”, aluno-bolsista Jean Felipe Bastardis Coelho (Copedoc/DAF/RJ) - (co-orientação). 

Títulos das pesquisas em andamento orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “O Fundo Nicolau Alekhine do Arquivo IphanSP: uma abordagem etnográfica", aluno-bolsista Rafael de Araújo Oliveira (Superintendência do Iphan em São Paulo); "Políticas públicas e Patrimônio Mundial: o protagonismo da comunicação na apropriação social dos bens culturais de Ouro Preto", aluna-servidora municipal Nízea Andrade Coelho; "Narrativas do Patrimônio: Casarões do Porto de Corumbá/MS", aluno-bolsista Victor Tetsuo Hirata Batista (Escritório Técnico do Iphan em Corumbá/MS). 

Projetos de Pesquisa no Programa: Documentação e Patrimônio Cultural; Memória Oral da Preservação do Patrimônio Cultural; Pesquisa e Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural e Natural: uma Abordagem Interdisciplinar.

Disciplinas: Acervos documentais: preservação e acesso; Constituição do Campo do Patrimônio – Panorama Internacional.

Contato: hilario.pereira@iphan.gov.br

Currículo Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733072D9

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin