Kátia Brasilino Michelan
Desde 2019, é servidora efetiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no cargo de analista de Gestão do Patrimônio Cultural, na Coordenação de Identificação (COIDE), do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI). Tem atuado, desde 2015, no corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN, com atividades de docência, pesquisa e extensão (de início como bolsista-recém doutora e, atualmente, como servidora da casa). Foi pesquisadora residente na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre os anos de 2014 e 2016, se dedicando ao estudo do acervo de incunábulos dessa instituição. Atuou como consultora técnica (2013-2014) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na modalidade produto (PRODOC), junto à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Estado do Piauí, com ênfase em Políticas Públicas de Patrimônio Imaterial no Brasil relacionadas com a Arte Santeira. Possui doutorado (2013) e mestrado (2008) em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP/Franca (Área de concentração: História e Cultura, linha de pesquisa: História e Cultura Social), realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (Maio-Setembro de 2010) e tem licenciatura e bacharelado, também, em História (2005) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP/Franca. Possui, assim, experiência nas áreas de História Medieval e Patrimônio Histórico e Cultural, abordando principalmente nos seguintes temas: escrita da história, expansão portuguesa, construção da memória e do patrimônio cultural imaterial e/ou religioso.
Áreas de atuação: Processos de Identificação e Registro do Patrimônio Imaterial; Patrimônio Religioso e Construção da Memória Social.
Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Entre sujeitos, usos e apropriações: a patrimonialização do sítio arqueológico Brejo de São João (PI)”, aluno-bolsista Adonias Antonio Galvão Neto (ET São Raimundo Nonato – IPHAN/PI)
Títulos das pesquisas em andamento orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “A Festa de Nossa Senhora da Penha, no Espírito Santo: uma construção histórica por meio de registros fotográficos”, aluna-bolsista Luciane Freitas da Silva; “A Valorização De Terreiros De Matriz Africana: Um Debate Jurídico Acerca Dos Instrumentos De Proteção”, aluno-bolsista Jefferson Dias de Araújo. “Mãos que preservam ruínas: Artífices Missioneiros e as práticas de preservação do patrimônio cultural em São Miguel das Missões (1982-2018)” aluno-bolsista Maria de Fátima Oliveira de Araújo
Projetos de Pesquisa no Programa: A Construção do Patrimônio Religioso no Brasil.
Disciplinas: Memória e Patrimônio cultural.
Contato: katia.michelan@iphan.gov.br; katiamichelan@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5968798290208854