Rafael Winter Ribeiro

Geógrafo com doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estágio doutoral na Université de Pau et des Pays de l´Adour, França. Professor Associado do Departamento de Geografia da UFRJ, atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (nível 7 da Capes) e também professor no Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É um dos coordenadores do Laboratório Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território), onde coordenada as Linhas de Pesquisa de Política da Paisagem e Política do Patrimônio Cultural e coordena o projeto de pesquisa “Direito à paisagem e prática da cidadania no Rio de Janeiro e Recife: política urbana, democracia e formação de espaços políticos em metrópoles brasileiras” (CNPq, Edital Universal, 2016). Editor da Revista Espaço Aberto da UFRJ e membro do International Council on Monuments and Sites (Icomos), atuou em diferentes projetos na área de preservação do patrimônio e da paisagem, entre os quais a preparação do dossiê de inscrição do Rio de Janeiro na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO (2009-2012) e seu Plano de Gestão (2012-2014). Entre suas publicações estão os livros Paisagem Cultural e Patrimônio (IPHAN, 2007), Rio de Janeiro, paisagens entre a Montanha e o Mar / Rio de Janeiro, landscapes between the mountain and the sea (UNESCO, 2016) e a organização da coletânea Espaços da Democracia (Bertrand Brasil, 2013). Pesquisador nível 2 do CNPq como Bolsista Produtividade. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.

Áreas de atuaçãoPaisagem Cultural; Políticas de Patrimônio; Patrimônio e Biodiversidade; Territórios.

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Sobrepondo Valores: a Construção do Território de Igarassu-PE”, aluna-bolsista Julia da Rocha Pereira (SE-IPHAN/PE); “O Real, o Apresentado e o Referenciado: um estudo no centro histórico de Porto Nacional”, aluna-bolsista Marielle Rodrigues Pereira (SE-IPHAN/TO); “Diagnóstico da Destruição: os efeitos da expansão urbana sobre os sítios arqueológicos de Manaus/AM”, aluna-bolsista Elen Caroline de Carvalho Barros (SE-  IPHAN/AM).

Projetos de Pesquisa no ProgramaDireito à Paisagem e prática da cidadania no Rio de Janeiro e Recife: Política urbana, democracia e formação de espaços políticos em metrópoles brasileiras

DisciplinasEspaço e Patrimônio Cultural

Contato: rafaelwinter2002@yahoo.com.br

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487625487385752

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin