Aracaju (SE)

Aracaju - capital do Estado de Sergipe - possui significativas construções históricas em estilos gótico, neoclássico e eclético. Para proteger este patrimônio, encontra-se na fase de instrução, no Iphan, o processo de tombamento do conjunto urbano de Aracaju, formado por praças e edificações históricas dos bairros centrais. Entre os antigos imóveis e espaços públicos da cidade, destacam-se o Complexo Ferroviário e a Praça dos Expedicionários.

Em 2006, o Iphan adquiriu a Casa de Aracaju (Praça Camerino, Nº 225, Centro Histórico), onde está instalada a Superintendência Estadual do Iphan em Sergipe. A construção da residência data do início do século XX, época em que, com a chegada do capitalismo industrial a Sergipe, Aracaju (segunda capital brasileira planejada urbanisticamente) se modernizou com a construção de um cinema, a chegada da luz elétrica, além de água encanada e esgoto.

As construções residenciais até as primeiras décadas desse século eram, geralmente, bem modestas. Com a nova realidade econômica, surgiram residências luxuosas (palacetes) influenciadas pelo neoclassicismo francês. A Casa de Aracaju é um desses palacetes, marcado pela fachada com festões (ornatos decorativos em forma de guirlanda), um exemplar de arquitetura em art déco e uma das poucas testemunhas da Belle Époque*, no Estado de Sergipe. 

*Belle Époque é o nome dado a uma época de mudanças culturais e artísticas registradas na história da França, entre o final do século XIX e o início da 1ª Guerra Mundial, em 1914.

Leia mais

História
Monumentos e Espaços Públicos
Obras do PAC Cidades Históricas - Aracaju (SE)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin