Fortaleza (CE)

A casa onde nasceu o escritor e romancista José de Alencar (autor dos livros Iracema e O Tronco do Ipê) é um dos bens tombados pelo Iphan, em 1964, na capital cearense. Construída no século XVIII, está localizada no antigo sítio do Alagadiço Novo (arredores de Messejana), em terras que pertenciam ao senador Alencar, pai do escritor. Outro imóvel que também recebeu o nome em homenagem ao escritor é o Teatro José de Alencar, tombado no mesmo ano. O processo de expansão de Fortaleza (CE) e do aumento de sua população intensificou-se a partir da década de 1950. Atualmente, é uma das principais cidades brasileiras e uma das suas principais atividades econômicas é o turismo.

O núcleo original de Fortaleza é do século XVII. A ideia de Portugal era estabelecer, no local, um forte para defender a região contra estrangeiros e facilitar o contato com as terras da Região Norte. Durante o período colonial, o domínio português no Ceará foi interrompido pelos holandeses que desejavam o domínio da província: em 1637, quando conquistaram o Forte de São Sebastião e, em 1649, com a construção do Forte de Schoonemborch. 

A fortaleza que deu origem à cidade começou a ser construída em 1612, na barra do Rio Ceará. Era o fortim São Sebastião, erguido pelos colonizadores portugueses e que, durante anos, foi o centro de batalhas dos colonizadores portugueses contra indígenas e holandeses. Em 1812, recebeu o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e, em 1910, perdeu as funções militares e se transformou em monumento histórico.

Leia mais

História
Monumentos e Espaços Públicos Tombados
Obras do PAC Cidades Históricas - Fortaleza (CE)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin