Goiânia (GO)

Tombado pelo Iphan em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. Entre essas edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio da Av. Goiás, de 1942. O acervo arquitetônico de Goiânia é considerado um dos mais significativos do Brasil.

A ideia da mudança da Capital do Estado surgiu da necessidade de localizá-la, de acordo com os interesses econômicos e sociais de todos os municípios goianos. A primeira capital goiana tinha sido escolhida, quando a Goiás era uma província aurífera. Posteriormente, ficou demonstrado que a criação do gado e a agricultura passaram a ser fatores preponderantes no desenvolvimento goiano.

Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás, por iniciativa do político goiano Pedro Ludovico Teixeira, em consonância com a Marcha para o Oeste – estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, pelo governo de Getúlio Vargas, para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios (erguidos entre as décadas de 1940 e 1950) de Goiânia, a nova capital do Estado de Goiás, projetada pelo urbanista Attílio Corrêa Lima.

Corrêa Lima criou o projeto da cidade e Armando de Godoy, o do Plano Diretor, inspirado na teoria das cidades-jardim, do urbanista inglês Ebenezer Howard. Inicialmente, foram abertas três avenidas principais (Goiás, Araguaia e Tocantins) que confluem para o Centro, onde foi erguido o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual. Inaugurada em 1935, Goiânia foi oficializada capital em 1937, embora sua colonização de origem europeia tenha origem em 1735, com as primeiras propostas de mudança da capital da Capitania de Goiás.

Monumentos e espaços públicos tombados: Torre do Relógio, Coreto da Praça Cívica, Fontes Luminosas, Obeliscos com Luminárias, Palácio das Esmeraldas, Edifício do antigo Departamento Estadual de Informação (atual Museu Zoroastro Artiaga), Edifício da antiga Secretaria Geral (atual Centro Cultural Marieta Teles). Edifício do antigo Fórum e Tribunal de Justiça (atual Procuradoria Geral do Estado), Edifício da antiga Chefatura de Polícia (atual Secretaria Estadual de Cultura), Edifício da antiga Delegacia Fiscal (futura sede do Iphan, em Goiás), Edifício do Tribunal Regional Eleitoral, Residência de Pedro Ludovico Teixeira, Edifício do Teatro de Goiânia,  Edifício do antigo Grande Hotel, Edifício do Colégio Estadual Liceu de Goiânia, Edifício da antiga Estação Ferroviária de Goiânia, Edifício da antiga Escola Técnica de Goiânia (atual Instituto Federal de Tecnologia), Mureta do Lago das Rosas, Trampolim do Lago das Rosas, Edifício do antigo Palace Hotel, Edifício da antiga Subprefeitura de Campinas Edifício do Fórum de Campinas Traçado Viário dos Núcleos Urbanos Pioneiros. 

Obras do PAC Cidades Históricas

Restauração:
Estação Ferroviária

Requalificação:
Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira/Praça Cívica

Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin