São Luís do Paraitinga (SP)

O centro histórico de São Luís do Paraitinga - no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo - com arquitetura em estilo colonial, preserva características da época dos barões do café. O tombamento realizado pelo Iphan, em 2012, inclui os casarões, capelas, praças, coretos e fontes, ladeiras, ruas e largos - marcos de preservação urbana que trazem relevantes referências espaciais da cidade e caracterizam as fases de sua expansão urbana. O dossiê de tombamento finalizado pelo Iphan, em 2009, foi atualizado após a enchente que ocorreu em janeiro de 2012 e danificou grande parte da cidade.
 
A delimitação da área do conjunto urbano tombado abrange mais de 450 imóveis e a preservação visual do entorno. Esse entorno compreende o “mar de morros” que envolve a cidade, formando uma moldura verde que valoriza o conjunto arquitetônico. A área total de preservação visual ultrapassa os seis milhões de metros quadrados. Os marcos urbanísticos e arquitetônicos descritos no perímetro da área urbana, têm como objetivo, prioritariamente, a proteção pública e abrange o rio Paraitinga, ruas e áreas seriamente afetadas pela enchente.  

Em São Luís do Paraitinga, destacam-se as características arquitetônicas e o traçado urbano singular dos períodos colonial e imperial. O conjunto tombado foi classificado em dois setores: centro histórico I (171 grandes sobrados de uso residencial em sua maioria, predominantemente do século XIX, com tipologias do império) e o centro histórico II (constituído por 262 casas de um ou dois pavimentos, de uso residencial e pequeno comércio). A importância do município histórico de pouco mais de 10 mil habitantes deve-se, também, à sua paisagem natural.

Os tropeiros que partiam de Taubaté e desciam a encostas da Serra do Mar em direção ao Porto de Paraty, costumavam parar às margens do rio Paraitinga, onde - desde os tempos dos bandeirantes - havia um porto avançado. Localizada no topo da Serra do Mar, a freguesia de São Luís do Paraitinga foi criada em 1769, pelo governador da Capitania de São Paulo, Luís Antonio Botelho de Souza Mourão, para o controle de uma região por onde se burlava a proibição de acesso ao planalto e ao litoral pela estrada Cunha‐Parati.

Condicionada pela paisagem natural, São Luís do Paraitinga foi implantada junto ao rio Paraitinga, em uma bacia, circundado pelo mar de morros. Desenvolveu-se com os sítios rurais voltados para as estradas e seus viajantes, indicando a cidade como um lugar de passagem. Pelo rio Paraitinga (parahy-tinga - águas claras, em tupi-guarani) passavam o café e o ouro mineiro que saía da região. O povoado foi elevado à condição de vila, em 1773, e à cidade, em 1857.

No século XIX, a economia cafeeira promoveu o desenvolvimento regional e a cidade participou desse período de abastança, que levou os proprietários rurais à expansão de suas riquezas.  A região também produzia feijão, cana, milho e mandioca, além do gado leiteiro - o que valeu à cidade o título de “Celeiro do Vale” -, enquanto o restante do Estado priorizava a cultura do café. Como resultado desse período produtivo, iniciaram-se as obras públicas, o calçamento das ruas com pedras, o loteamento urbano e a ornamentação dos casarões dos senhores rurais.

A marca da cidade é o conjunto religioso e as residências urbanas. Os sobrados e casas grandes presentes no núcleo histórico são o resultado da riqueza do café que promoveu um período de grande produção arquitetônica na cidade, resultando em uma expressiva arquitetura urbana. Há, ainda, um terceiro tipo de edificação - as casas térreas - caracterizado por ser um modelo mais simples, popular, posterior à riqueza do café.

Monumentos e espaços públicos tombados: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa, Capela de Nossa Senhora das Mercês, Grupo Escolar, Hospital da Santa Casa de Misericórdia, Casa natal de Oswaldo Cruz, antiga Cadeia e Fórum, e o Mercado Público; as ruas  Coronel Manoel Bento, Coronel Domingues de Castro, Dr. Oswaldo Cruz, Monsenhor Ignácio Gióia, do Carvalho; os largos da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Igreja do Rosário; e a Praça da Matriz.

Obras do PAC Cidades Históricas

Requalificação urbanística:
Centro histórico - 2ª fase (ruas Monsenhor Ignácio Gióia, Cel. Domingues de Castro e Cônego Costa Bueno)
Margem do rio Paraitinga (trecho da Rua do Carvalho - Rua da Música)

Requalificação:
Encosta do trecho da Rua do Carvalho

Implantação do paisagismo:
Bosque Oswaldo Cruz - 2ª fase  

Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin