O Mestrado

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Preservação do Patrimônio Cultural

Área de Avaliação da Capes: Interdisciplinar

Modalidade: Profissional

Ato Legal de Reconhecimento: Portaria MEC nº 978, de 26 de julho de 2012.

Conceito Capes: 3

Duração: 24 meses

Seleção: Anual

Graduações exigidas: Variam anualmente, de acordo com os editais. Dentre as diversas áreas de formação já contempladas, destacam-se: Administração Pública; Agronomia; Antropologia; Arqueologia; Arquitetura e Urbanismo; Arquivologia; Artes; Artes Cênicas; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Comunicação Social; Conservação e Restauração; Desenho Industrial; Direito; Economia; Educação; Engenharia Civil; Filosofia; Geografia; Geologia; Gestão Territorial Indígena; História; Letras; Museologia; Oceanografia; Pedagogia; Serviço Social; Turismo.     

Cidades de lotação dos alunos: Variam anualmente, de acordo com os editais.

 

Objetivo Geral:

- Formar, de modo interdisciplinar, profissionais para o campo da preservação do patrimônio cultural, considerando a diversidade de disciplinas, questões e objetos envolvidos, assim como as particularidades regionais. Pretende-se capacitar os alunos para a análise crítica, formulação e desenvolvimento de ações de preservação, a partir de práticas profissionais e de um conhecimento abrangente que envolva aspectos sociais, históricos, jurídicos e tecnológicos aplicados ao campo do patrimônio cultural.

 

Objetivos Específicos:

- Possibilitar aos profissionais e pesquisadores do campo do patrimônio cultural que se qualifiquem a partir da vivência reflexiva no cotidiano das práticas de preservação.

- Produzir, trocar e disseminar conhecimentos interdisciplinares de caráter técnico científico aplicados ao campo do patrimônio, resultante da interação entre alunos, técnicos do Iphan e professores do Mestrado Profissional do Iphan.

- Contribuir com a constituição de uma rede colaborativa de gestores, profissionais e pesquisadores atuantes em instituições nacionais e internacionais de patrimônio, de populações usuárias e detentoras dos bens culturais, visando à construção de um campo de gestão compartilhada e participativa da preservação dos bens culturais.

- Incrementar o diálogo interdisciplinar e o intercâmbio de experiências entre alunos, supervisores e docentes oriundos de diversificadas áreas do conhecimento, lotados em diferentes unidades da federação com vistas a exercerem práticas institucionais.  

 

Atividades de natureza prática:

- Inserção nas práticas de rotina da Unidade do Iphan em que o aluno estiver lotado.

- Reuniões técnicas com equipe do Iphan.

- Encontros profissionais com parceiros da rede Iphan.

- Participações em eventos e seminários da área de preservação do patrimônio.

 

Atividades de natureza teórica:

- Três módulos de aulas na sede do Mestrado, no Rio de Janeiro (duração aproximada de quatro semanas para cada módulo, em horário integral, de 40 horas semanais);

- Leituras indicadas pelo supervisor e pelo corpo docente do Mestrado;

- Dinâmicas de orientação com professor orientador do corpo docente do Mestrado;

- Elaboração de projeto de pesquisa;

- Seminários internos nas unidades de lotação para apresentação, pelo aluno, das atividades e/ou pesquisas em desenvolvimento.

- Banca de qualificação com professores convidados e do Mestrado.

- Elaboração da dissertação de Mestrado.

- Defesa de dissertação perante uma banca examinadora. 

 

Trabalho de conclusão do Mestrado: Uma dissertação, cujo objeto de estudo é definido a partir de uma questão identificada no cotidiano da prática profissional.

 

Titulação: Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, em conformidade com o reconhecimento do Mestrado do Iphan pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria MEC n° 978, de 26 de julho de 2012. Ao final, o aluno será contemplado com diploma devidamente reconhecido para fins de comprovação do título de Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural.

 

Coordenação do Mestrado: Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio

 

Sede do Mestrado:

Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio

Avenida Presidente Vargas, n. 3131 -14º andar - Edifício Teleporto

Cidade Nova - CEP 20.210-030 - Rio de Janeiro - RJ

Tels.: (21) 2215.5263/5155 - Fax: 2220.9841

E-mail: mestrado.pep@iphan.gov.br   

 

Leia mais

Histórico
Índices

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin