Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração
Preservação do Patrimônio Cultural e Interdisciplinaridade - O objetivo do programa é possibilitar a imersão do mestrando nas práticas de preservação do patrimônio cultural e, a partir do conhecimento aplicado, reflexivo e analítico, capacitar o aluno para o desenvolvimento de trabalhos que atendam às necessidades práticas e teóricas do campo da preservação do patrimônio cultural no Brasil. Com caráter interdisciplinar, pretende oferecer ao mestrando uma formação ampla que enfatiza aspectos sociais, históricos, jurídicos e tecnológicos aplicados ao campo da preservação do patrimônio cultural, possibilitando a análise crítica de diversas práticas de gerenciamento de instrumentos e de políticas de preservação do patrimônio cultural.

Linhas de Pesquisa
Patrimônio Cultural: história, política e sociedade - Visa abranger os estudos relativos ao pensamento social, histórico e político da preservação do patrimônio cultural. Analisa os processos sociais, a historiografia e as narrativas em torno da noção de patrimônio cultural e das ações para a sua preservação em perspectiva comparativa. Enfoca os fundamentos teórico-conceituais e as suas implicações sociais e políticas, compreendendo as relações entre os diversos agentes sociais, as representações e os processos de atribuição de valor que compõem as narrativas do patrimônio cultural. Busca ainda uma ampla compreensão das formas de proteção do patrimônio cultural ao longo do tempo, a partir da análise de normas, textos e relatos orais.

Patrimônio Cultural: instrumentos, informação e desenvolvimento - Visa atender às demandas referentes à aplicação de mecanismos de preservação do patrimônio por meio do desenvolvimento e do estudo crítico de técnicas, metodologias, modelos constitutivos dos sistemas de gestão e da compreensão do arcabouço legal, institucional e instrumental de proteção do patrimônio cultural. Focaliza as formas de sistematização da informação e do desenvolvimento de técnicas de difusão do conhecimento no campo do patrimônio cultural. Abarca também estudos sobre o desenvolvimento de projetos, dos processos de gestão integrada, e sobre os arranjos produtivos no campo da preservação do patrimônio articulados ao desenvolvimento nacional, regional e local.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin