Brasília (DF)

O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. Primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela Unesco, em 1987, como Patrimônio Mundial. Sua principal característica é a monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora. 

Brasília foi concebida, projetada e construída entre 1957 e 1960. Seu conjunto urbanístico se constitui no principal artefato urbano produzido em consonância com os princípios urbanísticos e arquitetônicos do movimento moderno. Inserida no projeto nacional de modernização do país conduzido pelo então presidente Juscelino Kubitschek, sua construção e consolidação como capital do Brasil compõem um fenômeno geopolítico e social de grande desdobramento para a história brasileira.

Logo após eleito presidente, Juscelino Kubitschek realizou, em 1957, o Concurso Nacional para o Plano Piloto de Brasília. O vencedor foi o arquiteto e urbanista Lucio Costa que, com o também arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, concebeu uma das maiores realizações culturais do século XX.  Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília cumpriu sua missão histórica de promover a integração do território brasileiro e de interiorizar o desenvolvimento. 

Destaca-se a excepcional correspondência entre o projeto urbanístico de Lucio Costa e a arquitetura de Oscar Niemeyer, cuja imagem mais forte resulta do cruzamento entre os Eixos Monumental e Rodoviário, que define o seu esquema urbano e enfatiza o caráter representativo dos espaços públicos da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios, expresso nas formas do edifício do Congresso Nacional e do modo de morar concebido, definido pela Unidade de Vizinhança e suas superquadras. 

Atualmente, com cerca de 2,9 milhões de habitantes (IBGE/2016), Brasília é uma das maiores metrópoles do Brasil. Além de sediar o Governo Federal e ser um grande centro prestador de serviços, com acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico de grande beleza e singularidade. É uma cidade-parque, densamente arborizada, emoldurada pelo Lago do Paranoá. 

Plano Piloto - A proposta de Lucio Costa, única a levar em consideração que a cidade deveria estar funcionando em apenas três anos, apresentou objetivamente o posicionamento, a dimensão e a forma geral das edificações. Isso deu à Novacap a agilidade necessária para assumir o gerenciamento da implantação, sem alterar a imagem projetada da cidade. O projeto se adequou, também, à topografia do Planalto Central, com horizontalidade e apenas o centro marcado por edifícios de maior altura.

O Plano Piloto foi dividido em quatro escalas - monumental, residencial, gregária e bucólica -, cortado por dois eixos que se cruzam. Ruas e esquinas foram substituídas por pistas ou eixos, de onde sobressaem os trevos e as passagens de nível, eliminando-se os cruzamentos e separando-se a circulação de pedestre da de veículos.  

Escala Monumental - Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. A Praça dos Três Poderes contém em cada um de seus vértices, simbolizando o equilíbrio entre eles, os poderes fundamentais da República: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo; o Supremo Tribunal Federal, sede do poder judiciário; e o Congresso Nacional, sede do poder legislativo, todos projetos por Niemeyer. Ele também projetou a Esplanada dos Ministérios, o Palácio Itamaraty, a Catedral, o Teatro Nacional e o Museu Nacional da República. Lucio Costa assinou a Torre de Televisão e a Plataforma da Rodoviária.

Escala Residencial - Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as Unidades de Vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos.

Escala Gregária - Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões.

Escala Bucólica - Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.

Patrimônio - A integração entre o urbanismo, a arquitetura e as artes plásticas é uma das marcas de Brasília. Ao Meteoro do artista Bruno Giorgi, que marca o espelho d’água do Palácio Itamaraty, juntam-se os Evangelistas de Alfredo Ceschiatti, que compõem o conjunto da Catedral Metropolitana, e os sólidos geométricos de Athos Bulcão, nas empenas do Teatro Nacional. Obras de Marianne Perretti, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, Emanuel Araújo, Franz Weissman, Manabu Mabe, Maria Martins, Mary Vieira, Pedro Américo, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Victor Brecheret e outros marcam edifícios da cidade, reafirmando sua modernidade.

A inscrição do Plano Piloto de Brasília na Lista do Patrimônio Mundial deveu-se, sobretudo, à sua singularidade, à manutenção de seus princípios fundadores e ao caráter universal de sua concepção. A cidade encontra-se em processo de consolidação de acordo com seu caráter de cidade-capital, em função dos equipamentos que progressivamente vão sendo instalados. Os setores urbanos preconizados em sua concepção estão sendo complementados e, por assim dizer, concluídos, mantendo os seus princípios urbanísticos norteadores, transformações estas que não comprometeram a integridade do valor singular e excepcional do Plano Piloto de Lucio Costa, que estão mantidos física e simbolicamente.

Declaração retrospectiva
Dossiê de candidatura
Avaliação Icomos 

Conjunto Urbanístico de Brasília (DF)

  • Esplanada dos Ministérios em construção
    Com sua horizontalidade, Brasília se adequou a topografia suave do Planalto Central
  • Construção do Congresso Nacional
    A construção de Brasília ganhou forma durante o governo de Juscelino Kubitscheck, que incluiu as obras no seu Plano de Metas
  • Vista aérea da Esplanada dos Ministérios
    O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília foi construído a partir do Plano Piloto de Lucio Costa
  • Praça dos Três Poderes e Palácio do Planalto
    A Praça dos Três Poderes é um dos símbolos da arquitetura e simbolismo da capital federal. Ao fundo, o Palácio do Planalto
  • Congresso Nacional
    O Congresso Nacional, situado na Praça dos Três Poderes, é um das obras do arquiteto Oscar Niemeyer
  • Supremo Tribunal Federal
    As curvas do Supremo Tribunal Federal, sede da maior instância do Judiciário do país, foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer
  • Palácio da Alvorada
    O Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, é uma das obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer
  • Palácio da Alvorada
    A localização do Palácio da Alvorada estava prevista desde o edital do Concurso do Plano Piloto
  • Catedral Metropolitana
    A Catedral Metropolitana foi um projetos elaborados pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a capital federal
  • Plano Piloto
    A Escala Residencial tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário
  • Superquadras
    As Unidades de Vizinhança representam uma nova forma de morar, pensada através do Plano Piloto de Lucio Costa
  • Ponte JK
    A Ponte JK é um das pontes que transpassam o Lago Paranoá
  • Lago Paranoá
    O Lago Paranoá é um dos locais de prática esportiva e ambiente de lazer dos brasilienses
  • Lago Paranoá
    A Escala Bucólica é mais presente na orla do Lago Paranoá, em Brasília (DF)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin