Ficha Técnica 2012-9

DISSERTAÇÃO A Gestão do Patrimônio: Estratégias da Preservação do Patrimônio Cultural na Cidade de Parnaíba - Piauí

Autor:

Deborah Padula Kishimoto

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

Superintendência do Iphan no Piauí

Orientador:

Evandro Domingues

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

Claudiana Cruz dos Anjos

Banca examinadora:

Evandro Domingues (presidente)

Claudiana Cruz dos Anjos (supervisora)

Márcia Regina Romeiro Chuva – Unirio

Jose Simões de Belmont Pessôa – UFF

Título da Dissertação em português:

A Gestão do Patrimônio: Estratégias da Preservação do Patrimônio Cultural na Cidade de Parnaíba - Piauí

Data da defesa:

28 de maio de 2012

Resumo: A dissertação a seguir é resultado da reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural no Piauí a partir da experiência como bolsista do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan. A abordagem e as questões levantadas resultam de um contraste entre experiências anteriores com a preservação do patrimônio cultural urbano, no processo das atividades como bolsista e, principalmente, da pesquisa realizada sobre as cidades do Piauí, em especial Parnaíba. Procuro compreender o processo de tombamento de Parnaíba, comparando-o com o contexto dos tombamentos realizados pelo Iphan nos seus primeiros anos de atuação no Piauí. Fizeram parte desta análise fatores relacionados à gestão do patrimônio cultural nos sítios ou conjuntos urbanos tombados. A complexidade, a viabilidade da preservação, as ações de acautelamento e a reavaliação constante do patrimônio protegido por lei federal são pontos analisados a partir do caso de Parnaíba, no Piauí.

Um ponto de partida deste trabalho foi a abordagem da contradição entre discurso e prática na política do IPHAN, resultante da aplicação de uma proposta de atribuição de valor e de gestão do patrimônio, o tombamento em rede, com as condições da instituição de gerir esse patrimônio. Chegamos a algumas constatações sobre a aplicação dessa proposta em conjunto com a aplicação de instrumentos de inventário, como o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão, e de projetos de gestão compartilhada, como o Sistema Nacional de Preservação Cultural, qu,e dentre suas justificativas, buscam reverter o descompasso evidenciado em locais pouco assistidos pelas políticas de patrimônio da instituição federal, mas que continuam focando os bens culturais de natureza material, móveis e imóveis, não contemplando o tratamento dos bens de natureza imaterial.

Palavras-chave: Gestão; Patrimônio Cultural, Tombamento em Rede

Título da Dissertação em inglês

Managing Cultural Heritage: preservation strategies for cultural heritage in Parnaíba, Piauí

Download - clique aqui.

Como citar: KISHIMOTO, Deborah Padula. A gestão do Patrimônio: estratégias da preservação do Patrimônio Cultural na cidade de Parnaíba – Piauí. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Iphan, Rio de Janeiro, 2012.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin