Ficha Técnica 2012-10
DISSERTAÇÃO Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro: narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial |
|
Autor: |
Alessandra Rodrigues Lima |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Departamento de Patrimônio Imaterial/ Brasília |
Orientador: |
Luciano dos Santos Teixeira |
Coorientador: |
Natália Guerra Brayner |
Supervisores das práticas profissionais na unidade: |
Natália Guerra Brayner |
Banca examinadora: |
Luciano dos Santos Teixeira (presidente) Natália Guerra Brayner (coorientadora /supervisora) Claudia Feierabend Baeta Leal – PEP/MP/Iphan Renata de Sá Gonçalves – Universidade Federal Fluminense |
Data da defesa: |
13 de dezembro de 2012. |
Resumo: Este trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural, oferecido pelo Iphan. Traz um histórico da relação estabelecida entre o Iphan e expressões culturais afro-brasileiras, bem como as políticas de patrimonialização daí resultantes. Desenvolveu-se a observação analítica desse processo, com destaque para os Registros do Ofício das Baianas de Acarajé e de duas expressões da Capoeira – Roda de Capoeira e Oficio os Mestres de Capoeira como patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial. Com base em pesquisa documental e de campo, buscaram-se as narrativas que justificaram o reconhecimento desses bens culturais como patrimônio e as dinâmicas que caracterizaram as medidas de salvaguarda realizadas após o Registro. Esse exercício demonstrou a aproximação entre as narrativas produzidas pelo Iphan e a perspectiva de reparação em relação à cultura afro-brasileira e sua influência na elaboração das diretrizes de salvaguarda desses bens culturais. |
|
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Patrimônio Afro-brasileiro, Cultura Negra |
|
Título da Dissertação em inglês |
Afro-Brazilian Cultural Heritage: narratives and heritage preservation actions by Iphan |
Abstract: This study was produced within the Professional Masters Programme in Preservation of Cultural Heritage, offered by the Institute of National Historical and Artistic Heritage-Iphan. It tells the history of the relationship established between Iphan and afro-Brazilian cultural expressions; and of the resultant policies. It was developed by means of analytical observation of this process, highlighting the "Registry" (declaration) of Craft of Baianas de Acarajé, Craft Master of Capoeira and of the Roda de Capoeira as Brazilian Intangible Cultural Heritage. The analysis was based upon both documental research and fieldwork, while it also sought an understanding of the narratives constructed by Iphan to justify the acknowledgement of these cultural elements as heritage, and the dynamics which characterize safeguarding measures adopted subsequently to recognition. This exercise demonstrated the convergence between narratives of Iphan and the perspective of reparation of history regarding the oppression of the afro-descent social group and its culture, as much as the influence of this perspective in the elaboration of guidelines for safeguarding of the analysed cultural elements. |
|
Keywords: Cultural Heritage, Afro-Brazilian Heritage, Afro-descent Culture |
|
Download - clique aqui. |
|
Como citar: LIMA, Alessandra Rodrigues. Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro: narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Iphan, Rio de Janeiro, 2012. |