Educação Patrimonial - PA

Os aspectos culturais que envolvem a produção das Cuias de Aritapera ajudam a promover a aproximação da ideia de preservação do patrimônio cultural ao conceito de cidadania.

Usar o teatro para levar informações sobre o patrimônio cultural à população. Este é o principal objetivo do Projeto de Educação Patrimonial Muito Prazer, Seu Patrimônio - criado pela Superintendência e desenvolvido no Pará e Amapá -, que percorreu diversos espaços públicos de Belém. Por meio da linguagem teatral, as atividades procuraram estabelecer uma relação direta com cada habitante, abordando-o em pleno espaço cotidiano e procurando sensibilizá-lo para o seu papel enquanto cidadão na defesa do patrimônio cultural como um bem coletivo. 

Além desse projeto, o Iphan - Pará tem procurado devolver às comunidades os resultados de pesquisas e inventários, produzindo exposições, palestras nas escolas e oficinas. Na sede da Superintendência funciona a Casa do Patrimônio e, nos municípios, a divulgação das práticas, das políticas e perspectivas para o patrimônio também ocorrem por meio do Projeto Balaio Cultural. As ações de Educação Patrimonial são compostas por processos educativos destinados à construção coletiva do conhecimento, pelo diálogo entre os agentes sociais e participação efetiva das comunidades detentoras das referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas.

Inúmeras ações de promoção de atividades econômicas foram promovidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), com a participação dos grupos Brinquedos de Meriti de Abaetetuba, Cerâmica de Icoaraci (Belém), Figuras de Balata de Monte Alegre e Belém, Trançados de Arapiuns, Cuias de Aritapera (Santarém) e Mobiliário dos rios Tapajós e Arapiuns. Dessa forma, o Iphan tem aproximado a identificação, proteção e promoção do patrimônio cultural ao conceito de cidadania, em especial no que diz respeito ao acesso e ao exercício dos direitos culturais. 

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