Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

Localizada na região do médio curso do rio Solimões, próximo à confluência com o rio Japurá, a aproximadamente 650 quilômetros a oeste de Manaus, a reserva foi instituída por decreto estadual em 4 de agosto de 1998. Administrada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a área é uma das maiores protegidas em floresta tropical na América do Sul, com 2,3 milhões de hectares, abrangendo os municípios de Maraã, Barcelos e Coari.

Amanã  é uma unidade de conservação de alto valor em termos da sua biodiversidade, pois compreende florestas de várzea e terra firme. Um dos fatores mais importantes na distribuição, comportamento e diversidade de formas de vida presentes na reserva é a variação sazonal no nível da água causada pelo padrão anual do regime de inundação dos rios e lagos da região.

Na região do lago Amanã, a variação anual do nível de água é em torno de nove a dez metros. À medida que as águas das enchentes entram na área do lago Amanã, aumentam a disponibilidade de habitat para a fauna aquática. Já na seca, a perda de habitat aquático resulta num aumento de predação e, na medida em que os animais se tornam mais concentrados em áreas de água livre, oferecem pouco ou nenhum abrigo.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin