Atol das Rocas - Rio Grande do Norte (RN)

Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em dezembro de 2001, a Reserva Biológica do Atol das Rocas - único atol no Atlântico Sul - está situada em mar territorial brasileiro a 144 milhas náuticas de Natal, no Rio Grande do Norte, e a 80 milhas de Fernando de Noronha. Foi criada em 5 de junho de 1979 e é a primeira reserva biológica marinha do Brasil. Está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e sua área abrange duas Ilhas - a do Farol e a do Cemitério - e tem área interna de 5,5 quilômetros quadrados.

A inclusão da Reserva Biológica do Atol das Rocas na lista do Patrimônio Natural Mundial baseia-se no fato de representarem ecossistemas insulares oceânicos com águas altamente produtivas, que fornecem alimentos para atuns, tubarões, cetáceos e tartarugas marinhas que migram para a costa atlântica oriental da África. Constituem-se verdadeiros oásis da vida marinha em um oceano relativamente estéril, contribuindo para a reprodução, dispersão e colonização de organismos marinhos no Atlântico Sul tropical. 

As ilhas são formadas por sedimentos de origem calcária, esqueletos de peixes, corais, aves, fragmentos de conchas e crustáceos; apresentam clima equatorial e densa vegetação herbácea. Sobrevoando a reserva, é impossível não observar as nuvens de aves, cerca de 150 mil, de 29 diferentes espécies. Em terra firme, a diversidade é mais notável: há espécies reprodutoras, forrageadoras, migratórias, visitantes esporádicas e outras. O Atol das Rocas, por ser área de reprodução de tartarugas marinhas, especialmente a tartaruga verde, é uma importante estação de estudos do Projeto Tamar.

A vegetação é densa, tipicamente herbácea, resistente à salinidade, à excessiva luminosidade e à ação da maré. As espécies têm características de plantas halófitas. Na Ilha do Farol, há duas casuarinas que são ponto de apoio para as aves marinhas. O Atol é considerado uma das mais importantes áreas para a reprodução de aves marinhas do Brasil, e onde podem ser encontradas uma infinidade de aves, entre elas atobá-mascarado, atobá-marrom, atobá-do-pé-vermelho, fragata-trinta-réis-do-manto negro, viuvinha marrom e viuvinha negra.

Leia mais

Ilhas do Farol e do Cemitério

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin