As muitas festas dentro da Festa

Maria IglêAs programações socioculturais promovidas tanto pela paróquia quanto pelo governo e população em geral, entre os quais se incluem: Jantar e a Feirinha de Sant'Ana, Arrastão da Juventude, Marcha dos Idosos, Baile dos Coroas, a Festa da Juventude, eventos na Ilha de Sant'Ana, Festa do Reencontro, festas dos ex-alunos; as novenas, bênçãos, missas, demais ritos litúrgicos e expressões culturais a eles relacionadas, como o Ofício de Sant'Ana e o Hino de Sant'Ana; a cavalgada e o leilão de Sant'Ana, expressão de devoção dos vaqueiros e de rememoração; a Carreata de Sant'Ana é o momento em que os motoristas, caminhoneiros, motoqueiros, ciclistas e pedestres seguem em cortejo para receber benção e acompanhar a novena em sua homenagem; a Missa Solene na qual ocorre também o fim da ornamentação do andor; o momento do "beija" que ocorre antes e depois da procissão solene; a procissão de encerramento da Festa quando o andor circula pela cidade. 

A Festa de Sant'Ana de Caicó se transforma também em ponto de convergência para a população de todo o Seridó, para migrantes, para turistas e para muitos que através dela reforçam seus sentimentos de pertencimento e de identidade. Este evento demarca um tempo e um espaço de sociabilidade no qual o sagrado e o profano se entrelaçam e se misturaram também a outras expressões culturais da região. Além de uma celebração representativa para o município, permite vislumbrar a diversidade das manifestações culturais e possibilita a compreensão abrangente de todo o Seridó potiguar. Assim, o espaço sagrado, as expressões narrativas, os atores sociais envolvidos e a tradição festiva são elementos que permitem manter a continuidade entre passado e presente.

Durante a Festa há uma grande programação socioculturais promovida tanto pela paróquia quanto pelo governo e a população em geral. Alguns exemplos são jantar e a feirinha de Sant’Ana, arrastão da juventude, marcha dos Iiosos, baile dos coroas, a festa da juventude, eventos na Ilha de Sant’Ana, festa do reencontro, festa dos ex-alunos. Por meio delas é possível perceber a “afirmação de uma identidade construída, às vezes, mais na subjetividade do ‘sentir-se caicoense’ do que numa identidade religiosa”. 

A carreata dos motoristas ocorre sempre na noite da novena dedicada aos motoristas na última sexta-feira da Festa, desde a década de 1940. Não se sabe exatamente sua origem, mas especula-se que tenha sido criada como forma de pagamento de promessa de um devoto. A carreata, a exemplo da cavalgada, tornou-se símbolo de fé do homem do interior. A procissão de Nossa Senhora de Sant’Ana é o momento máximo da expressão de fé do povo do Seridó é o cume dos festejos religiosos da região, responsável por reunir milhares de pessoas todos os anos provenientes de várias partes do Brasil e do exterior.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin