Igreja e Mosteiro de São Bento (RJ)

Em um dos quatro outeiros que balizaram a cidade, vieram instalar-se, em 1586, os monges beneditinos. É do início do século XVII a primeira fase das obras do Mosteiro de São Bento e de sua igreja, devotada a Nossa Senhora do Montserrat.

Apesar das consideráveis modificações e ampliações empreendidas no final do mesmo século, o conjunto ainda conserva, fundamentalmente, o caráter da edificação iniciada em 1617. Considerado um dos principais monumentos da arte colonial do país, o interior da igreja é totalmente forrado em talha dourada.

O mosteiro de arquitetura muito sóbria apresenta alguns ambientes notáveis: a portaria e a escada nobre que dela sai, com barras de azulejos portugueses, dos mais antigos do Rio; as galerias; o refeitório; as adegas; as salas da comunidade; a antiga biblioteca; e principalmente a Capela Abacial, capela das relíquias. Nesta se encontram duas telas notáveis de José de Oliveira Rosa. O acervo de arte do mosteiro é muito rico e valioso, com coleções de pintura, inclusive de retratos coloniais, imagens, mobiliário, prataria, assim como o arquivo e a imensa biblioteca especializada.

Fonte: Arquivo Noronha Santos

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin