Sítio Roberto Burle Marx (RJ)

O Sitio Roberto Burle Marx é uma propriedade de 40,7 hectares, remanescente de uma fazenda do século XVIII, situada na Estrada Roberto Burle Marx1 nº 2019, em Barra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.

A propriedade, que inclui, além de uma extraordinária coleção botânico-paisagística, sete edificações, cinco espelhos d’água e um acervo museológico de mais de três mil itens, constitui o maior e mais importante registro de memória da vida e obra do artista múltiplo Roberto Burle Marx. Ele é mundialmente reconhecido tanto por seus projetos de jardins tropicais - paradigma no paisagismo mundial - quanto por sua extensa produção no campo das artes visuais, em variados meios de expressão: gravuras, serigrafias, desenhos, esculturas, tapeçarias, pinturas sobre diferentes suportes, painéis de cerâmica, joias, cenários e figurinos para teatro, entre outros.

Além de obras produzidas por Burle Marx, estão preservados no SRBM: sua biblioteca; sua residência com todo o mobiliário e objetos pessoais; suas coleções de arte sacra, cerâmica pré-colombiana, conchas, objetos de design e arte popular.

A vegetação nativa da região inclui espécies pertencentes ao manguezal, à restinga e à mata atlântica. Convivendo em harmonia com ela, o acervo botânico do Sítio Roberto Burle Marx, colecionado em viveiros e organizado em jardins pelo próprio artista ao longo de sua vida, conta com aproximadamente três mil e quinhentas espécies cultivadas, com ênfase em plantas tropicais autóctones do Brasil.

Resultado de um colecionamento sistemático e de expedições realizadas a diversas regiões do país, essa coleção traça um panorama da flora brasileira e constitui uma das mais importantes coleções de plantas vivas do mundo, tanto em quantidade de indivíduos quanto em diversidade de espécies.

A importância do SRBM no panorama cultural do Brasil e do mundo está relacionada com o desenvolvimento do paisagismo e com o momento histórico e cultural que produziu o movimento moderno nas artes, no urbanismo, na arquitetura e no paisagismo.

A relação do Sítio Roberto Burle Marx com esses campos do conhecimento e manifestações culturais é determinada, de modo especial, por sua natureza única e complexa de lugar excepcional de memória de um artista internacionalmente renomado e como testemunho das influências e dos processos de criação e experimentação de jardins modernos por meio dos quais se desenvolveu a sua produção intelectual e artística, materializada em extenso e variado repertório que inclui obras de artes visuais e mais de 3000 jardins em diversas partes do mundo.

O SRBM é hoje uma propriedade pública, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Possui dupla proteção legal (nas esferas nacional e estadual) fundamentada em seus valores histórico, estético e paisagístico.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin