Panelas de barro e moqueca capixaba

A fabricação artesanal de panelas de barro de Goiabeiras Velha, em Vitória (ES) é uma atividade feminina e repassada pelas artesãs às filhas, netas, sobrinhas e vizinhas, no convívio domésticoA panela de barro - fruto de um conjunto de saberes das paneleiras de Goibaieras, no Estado do Espírito Santo - constitui suporte indispensável para o preparo da típica moqueca capixaba e continua sendo modelada manualmente, com o auxílio de ferramentas rudimentares, a partir de argila sempre da mesma procedência.

O modo de produção da cerâmica tem origem indígena e foi mantido pelas paneleiras de Goiabeiras, conservando todas as características essenciais que a identificam com a prática dos grupos nativos das Américas, antes da chegada de europeus e africanos. Depois de secas ao sol são polidas, queimadas a céu aberto e impermeabilizadas com tintura de tanino. 

No Espírito Santo, as panelas de barro são usadas no preparo de outros frutos do mar e, também, da torta capixaba, sagrada iguaria tradicionalmente consumida na Semana Santa. Ícones da identidade cultural capixaba, a torta, as moquecas e as panelas de barro ganharam o mundo e configuram, na literatura gastronômica, “a mais brasileira das cozinhas”, por reunirem e mesclarem elementos das culturas indígena, portuguesa e africana.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin