Estação Ecológica de Raso de Catarina (BA)

A área do Raso da Catarina está localizada na Bahia, entre os rios São Francisco e Vaza-Barris, numa das zonas mais áridas do Brasil, cuja pluviosidade varia entre 300 e 600 milímetros por ano. Devido à falta de fontes naturais e ao fato de que os rios secam frequentemente, essa vasta área se manteve praticamente intacta.

A área plana de 105 mil hectares é marcada por vegetação de caatinga arbustiva, incluindo mandacarus, xiquexiques, bromélias e cactos que servem como umas raras fontes de água em determinadas épocas do ano. Em alguns lugares há formações de areia que se assemelham a gargantas, pilares e paredes, que representam um refúgio para as aves, além de ser interessante do ponto de vista cênico.

A flora e a fauna, no entanto, são a maior atração do Raso da Catarina, que recebeu esse nome em homenagem a uma antiga moradora e líder local. Entre os mamíferos que vivem na região estão o veado-mateiro e a suçuarana.

A inclusão da região do Raso da Catarina na Lista Indicativa é justificada pelas características já mencionadas. A área também abriga espécies ameaçadas de extinção, como a arara-azul-de-Lear, o tatu-bola, a jacucacae a onça-parda.

A Estação Ecológica é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin