Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Criado em 1972, o Parque Nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e abriga a nascente do rio São Francisco. A área de 71.525 hectares varia entre 900 e 1,5 mil metros. É composto por várias fito fisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos.

O parque foi criado pelo Decreto nº 70.355, de 3 de abril de 1972, abrangendo os municípios de Vargem Bonita, São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Sacramento, Delfinópolis e Capitólio, todos em Minas Gerais.

Com paredões de rochas metamórficas, penhascos e cascatas criam um ambiente de beleza excepcional. A vegetação é típica do cerrado, com influência da Mata Atlântica, já que a área é de transição entre os dois biomas. A predominância é de campo limpo, campo sujo e campo rupestre. Também podem ser encontrados cerrado senso restrito, cerrado rupestre, matas ciliares, capões de mata, matas de encosta, floresta mesófila e floresta alagada.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite.

Os campos de altitude abrigam inúmeras espécies ameaçadas de extinção como o papagaio de peito roxo, o gato do mato, o lobo-guará, o gato-maracajá, o gato-palheiro, o pato mergulhão, o tamanduá bandeira, o tatu canastra e a orça parda.

Artefatos e pinturas rupestres têm sido encontrados na região, mas continuam sendo objeto de estudo.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin