Publicações

  • Revista do Patrimônio nº 1

    Autor: Iphan Edição: 1937 Páginas: 204

    O Iphan apresenta, neste espaço, todos os números da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde a sua criação em 1937, muitos dos quais esgotados e apenas disponiveis na Biblioteca Noronha Santos/Iphan, no Rio de Janeiro. A Revista surgiu logo após a criação do Iphan. Durante muitos anos, foram publicados artigos e ensaios sobre o patrimônio nacional, arte e história, com a colaboração de inúmeros especialistas pertencentes aos quadros do Iphan e de outras instituições, como Rodrigo Melo Franco de Andrade, Lucio Costa, Mário de Andrade, Gilberto Freire, Joaquim Cardoso, Curt Nimuendaju e muitos outros.

    A orientação editorial desses números era a da colaboração especializada sobre temas estéticos, históricos, antropológicos e sociológicos. Os números traziam um amplo leque de temas, dentre os quais predominaram o ernfoque teórico e técnico. Suspensa durante alguns anos, a Revista voltou a circular nos anos 1980 com novo formato e ampliado, mas manteve orientação semelhante, com a publicação de temas diversificados. 

    Anos mais tarde, em 1994, a Revista retornou ao antigo formato e foi editada com novo projeto gráfico, que enfatizou a iconografia e o uso da cor. Naquela ocasião, houve uma mudança editorial e a Revista passou a ser temática, isto é, todos os artigos focalizados em aspectos diversos de um mesmo assunto. A partir de 1995, foram editados os números sobre Cidade (no. 23), Cidadania (24), Negro Brasileiro Negro (25), Iphan 60 Anos: A Revista (26), Fotografia (27), Arte e Cultura Popular (28), Olhar o Brasil (29), Mário de Andrade (30) e Museus: antropofagia da memória e do patrimônio (31).

  • Proteção e Revitalização do Patrimônio Cultural no Brasil

    Autor: Fundação Pró-Memória - Sphan Edição: 1980 Páginas: 143

     

     

     

  • A festa nunca acaba

    Autor: Jean Pierre e Mana Marques Rosa; ilustrações de Emilia Simon Edição: 2023 Páginas: 44
    O E-book, intitulado "A Festa Nunca Acaba", é um material lúdico voltado à salvaguarda do Patrimônio Imaterial que tem como tema central a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis/GO, que é um bem cultural registrado pelo Iphan. Esta produção educativa, foi prevista no Plano de Salvaguarda deste Patrimônio Cultural do Brasil e está alinhada tanto aos eixos de difusão e valorização contidos nas políticas de salvaguarda dos bens Registrados pelo Iphan, como à potencialização da transmissão dos saberes vinculados ao universo do bem cultural em questão. 
     
    A Festa do Divino Espírito Santo é uma celebração que foi disseminada pelo território brasileiro ainda no período colonial e possui variações em torno de uma estrutura básica e dos símbolos principais do ritual - as folias, a coroação do imperador e o império. Em Pirenópolis é constituída por ritos religiosos e expressões culturais, sendo uma celebração profundamente enraizada no cotidiano dos moradores daquele município e determinante dos padrões de sociabilidade local. Baseado nisso, a elaboração da publicação foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, mobilizando a participação de representantes dos detentores, na escolha dos temas que deveriam ser abordados na narrativa do material educativo.  
     
    Com intuito de propiciar o acesso de crianças e jovens às informações e saberes do universo cultural da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis/GO, o livro torna-se importante instrumento educativo, passível de ser utilizado nas escolas de nível fundamento de Pirenópolis/GO, fomentando a identificação e a sensibilização da comunidade local, quanto à importância na transmissão dos saberes associados à Festa, para garantir a sua continuidade.
  • Vol. 1 - Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural

    Autor: José Hailon Gomide, Patrícia Reis da Silva e Sylvia Maria Nelo Braga Edição: 2005 Páginas: 76

    Publicação: MinC/Iphan/Programa Monumenta

    O Manual integra o conjunto de Cadernos Técnicos do Programa Monumenta, elaborados para consolidar e transmitir os conceitos, normas e preceitos que orientam a preservação do Patrimônio Histórico e Artístico protegido pela União (Decreto Lei nº 25). Foi elaborado para atender, prioritariamente, aos profissionais que trabalhavam nos projetos desenvolvidos pelo Monumenta, envolvendo bens imóveis protegidos por tombamento federal ou situados nas áreas adjacentes, e projetos de intervenção em espaços públicos urbanos integrantes dessas áreas. Apresenta orientações para elaboração dos projetos complementares e a compilação com adaptações de parte das práticas da Secretaria de Administração Pública (Sedap), estabelecidas no Decreto nº 92.100, de 10/12/1985, para possibilitar a sua aplicação nas obras de intervenção do patrimônio edificado.

  • Quilombos: Comunidades e Patrimônio

    Autor: Adler Homero Fonseca de Castro Edição: 1a. Páginas: 6

     

     

     

  • Mapeamento e genealogia de mestres e/ou grupos de capoeira em Goiânia e região do entorno

    Autor: elaboração TEMPVS Arqueologia e Patrimônio Cultural Edição: 2023 Páginas: 111
    A publicação apresenta o levantamento dos Grupos/Mestres de Capoeira, realizado durante os anos de 2021 e 2022, no município de Goiânia/GO e região do Entorno. O intuito, foi iniciar o processo de mapeamento dos Capoeiristas no Estado de Goiás, tendo como primeira etapa identificar quem são e onde estão os detentores dos bens culturais registrados pela Iphan, "Roda de Capoeira" e "Oficio dos Mestres de Capoeira" em Goiânia e alguns municípios vizinhos. Além do mapeamento, também tivemos o objetivo de compreender os percursos da transmissão dos saberes associados à Capoeira do local pesquisa, por isso se realizou a genealogia dos Mestres identificados.
     
    Essa ação é resultado de uma demanda da comunidade detentora e estava prevista no Plano de Salvaguarda da Capoeira em Goiás, que foi elaborado junto com os capoeiristas entre os anos de 2020 e 2021.
  • Recomendações de Campo Grande para Reestruturação e Gestão do Geoparque Bodoquena Pantanal

    Autor: Iphan - MS Edição: 2009 Páginas: 7

     

     

     

  • Rio Através dos Sentidos

    Autor: Carlos Fernando de Moura Delphim Edição: 1996 Páginas: 5

     

     

     

  • Vol. 2 - Cadernos de Encargos

    Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 420

    Publicação: IPHAN/Programa Monumenta

    O Caderno de Encargos descreve alguns processos construtivos utilizados em obras de restauro, indicando procedimentos utilizados em várias regiões do Brasil. A evolução desses processos liga-se diretamente à disponibilidade de recursos materiais existentes em seu entorno, e os materiais utilizados determinam a expressão formal das ideias construtivas. Esta publicação apresenta, entre outras informações, os preceitos, especificações e procedimentos que deverão ser rigorosamente obedecidos durante a execução de obras de preservação das edificações que compõem o patrimônio cultural brasileiro.

  • Sphan/IBPC: Informações sobre o Órgão de Preservação do Patrimônio Arqueológico Brasileiro

    Autor: Maria Lúcia Franco Pardi Edição: 1994 Páginas: 5

     

     

     

Registros encontrados: 541

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin