Publicações

  • Coleções - Cadernos de Memória

    Mestres Artífices - Bahia

    Autor: Eugenio de Ávila Lins, Mariely Cabral de Santana, Maria Hermínia Olivera Hernández e Silvia Pimenta d’Affonsêca Edição: 2017 Páginas: 299
    Coordenação: Eugenio de Ávila Lins e Mariely Cabral de Santana
    Publicação: Iphan/ UFBA
     Esta publicação apresenta os resultados do Inventário dos Mestres Artífices da Construção Civil Tradicional na Chapada Diamantina – BA, realizado pelo IPHAN em cooperação com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, no qual foram identificados e documentados os saberes tradicionais que envolvem o conhecimento de materiais e técnicas construtivas locais, conformadoras de um rico patrimônio material e imaterial, tão marcantes da paisagem cultural da Chapada.  O projeto tem o intuito de  valorizar tais ofícios e seus detentores, contribuindo para que as práticas construtivas tradicionais se mantenham vivas na região e reconhecidas pelo importante valor para o campo da preservação e da arquitetura vernacular brasileira.
  • Séries - Preservação e Desenvolvimento

    Chapada Diamantina - Lençóis/BA

    Autor: Iphan Edição: 2008 Páginas: 74

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A história das cidades nascidas de garimpos é muito semelhante no Brasil. Primeiro, a comoção provocada pelo anúncio da descoberta de ouro ou de pedras preciosas empurrava levas de faiscadores e de donos de escravaria para os sertões. Esses pioneiros se instalavam da melhor maneira possível, nas proximidades das jazidas. Em Lençóis (BA), um dos pontos fortes das comunidades está na cultura de tradição oral, patrimônio imaterial que o Iphan tem procurado valorizar e preservar.

Registros encontrados: 2

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin