Publicações

  • Guia de Pesquisa e Documentação - Patrimônio Cultural e Diversidade Linguística - Vol. 1

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 104

    Este volume é dividido em seis capítulos e o primeiro apresenta a Política da Diversidade Linguística, suas linhas de atuação e seus instrumentos. Nos capítulos seguinte, o leitor encontra a relação entre diversidade linguística e patrimônio cultural, o processo de inclusão de línguas no Inventário Nacional de Diversidade linguística (INDL), além das diferentes dimensões que constituem a proposta de INDL, com seus conceitos estruturantes e as orientações para organização dos arquivos audiovisuais, incluindo os temas documentação linguística, técnicas de pesquisa e tratamento de dados. 

  • Guia de Pesquisa e Documentação - Formulário e Roteiro de Pesquisa - Vol.2

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 112

    O Formulário e Roteiro de Pesquisa é dividido em duas partes. A primeira trata do formulário do INDL, com as respectivas orientações para o seu preenchimento, enquanto a segunda parte apresenta seções com orientações sobre os diversos temas de pesquisa relativos ao escopo do inventário. Neste volume também são contempladas, do ponto de vista procedimental, algumas temáticas que requerem abordagem conceitual específica, tais como denominações, classificação genética, atitudes e representações, língua e variedades, usos linguísticos e escala de vitalidade linguística.

     

  • Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes

    Autor: Curt Nimuendajú Edição: 2017 - 2a. Edição Páginas: 120

    Publicação: Iphan e IBGE

    A presente versão do Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes é uma iniciativa da equipe técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística do Departamento do Patrimônio Imaterial (INDL/DPI). O Iphan realizou uma revisão completa desta obra que é considerada um marco dos estudos sobre as línguas e culturas indígenas no Brasil. Trata-se de uma obra cujo objetivo é utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação para promover o acesso a conteúdos como a restauração digital do mapa original (elaborado em meados dos anos 1940), informações georreferenciadas sobre a diversidade linguística no país, entre outros dados.

     

Registros encontrados: 3

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin