-
Brasília - criada pelos arquitetos e urbanistas Lucio Costa e Oscar Niemeyer - foi declarada Patrimônio Mundial, pela UNESCO, em 1987.
-
A Capital do Brasil reúne o melhor da arquitetura e da arte brasileira dos anos 1950 a 1970, como o edifício do Congresso Nacional.
-
O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República foi inaugurado em 2006, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
-
A cidade de Goiás (GO), antiga Vila Boa, é Patrimônio Mundial desde 2001 e conserva mais de 90% de sua arquitetura original.
-
O Museu da Boa Morte, antiga Igreja Nossa Sra. da Boa Morte (Goiás/GO), guarda paramentos e obras do escultor goiano Veiga Valle.
-
Um dos pontos mais visitados de Goiás (GO) é a Casa de Cora Coralina - doceira conhecida por seus doces e sua obra poética.
-
No centro histórico de Diamantina (MG) há um valioso acervo do período colonial e muito significativo para a história do Brasil.
-
Em Diamantina (MG), dois casarões ligados por um passadiço formam a Casa da Glória, atual Instituto de Geociências da UFMG.
-
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVIII) é uma das mais antigas de Diamantina (MG)
-
A Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto/MG) é considerada uma obra-prima de Aleijadinho e Mestre Ataíde, do século XVIII.
-
Praça Tiradentes (Ouro Preto/MG) onde estão o Palácio dos Governadores, a Casa de Câmara e Cadeia e a Casa dos Contos.
-
Em Ouro Preto (MG), moradias e casas comerciais permaneceram as formas originais dos exteriores datadas dos séculos XVIII e XIX.
-
Com seu acervo histórico e arquitetônico de várias épocas, Olinda (PE), é Patrimônio da Humanidade desde 1982.
-
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Olinda (PE), foi tombada pelo Iphan, restaurada e aberta ao público em 2012.
-
Olinda (PE), uma das mais antigas cidades do Brasil, é marcada por pequenos espaços e está bem próxima de Recife.
-
O centro histórico de São Luís (MA) começou a surgir em uma ilha, na Baía de São Marcos, durante o século XVII.
-
Em São Luís, a capital do Estado do Maranhão, destacam-se inúmeros imóveis de grande valor histórico e arquitetônico.
-
São Luís (MA) possui conjuntos de edificações remanescentes da riqueza gerada pela exportação de produtos agrícolas.
-
O Largo do Pelourinho é um dos espaços públicos de Salvador (BA) com monumentos tombados pelo Iphan, entre 1938 e 1945.
-
A Igreja de São Francisco (Salvador/BA) - erguida entre os séculos XVII e XVIII - é uma das mais ricas expressões do barroco brasileiro.
-
As primeiras freiras do Brasil viviam no Convento de Nossa Sra. do Desterro, Salvador (BA), que foi tombado pelo Iphan, em 1938.
-
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MS e MT) - Patrimônio Natural Mundial desde 2000.
-
O Pantanal (MS e MT) possui cerca de 200 mil km₂ com sua maior parte alagada, e se estende pelo Paraguai e Bolívia.
-
Sistema inundado contínuo de água doce, o Pantanal (MS e MT) é um dos ecossistemas mais ricos em fauna do mundo.
-
O Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural.
-
Unidades de conservação, como o Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, formam o Complexo de Conservação da Amazônia Central.
-
Além do patrimônio natural, no Complexo de Conservação da Amazônia Central (Amazonas), estão as ruínas da cidade de Velho Airão.
-
Costa do Descobrimento - municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA) onde surgiram os primeiros povoados no Brasil.
-
Em Santa Cruz Cabrália (BA), o acervo paisagístico da Costa do Descobrimento foi tombada pelo Iphan, em 1984.
-
A Primeira Missa rezada no Brasil aconteceu onde é, atualmente, a vila Coroa Vermelha (BA), na Costa do Descobrimento.
-
O arquipélago Fernando de Noronha, em Pernambuco, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, em 2001.
-
Montanhas de uma cordilheira vulcânica formaram o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) com ilhas, rochedos e ilhotas.
-
Na região das ilhas de Fernando de Noronha (PE), estão colônias reprodutivas de aves marinhas e uma fauna marinha exótica.
-
Ruínas remanescentes das Missões Jesuíticas, no Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009, no município de São Miguel (RS).
-
Na região de fronteira entre Brasil e Argentina (atual Rio Grande do Sul), os jesuítas criaram as Missões, onde viveram milhares de índios Guarani.
-
O sítio histórico São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, foi declarado Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, em 1983.
-
O Boqueirão da Pedra Furada é um dos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
-
Pinturas rupestres (Boqueirão da Pedra Furada) no Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
-
Inscrições rupestres no sítio arqueológico Letreiro do Quinto, no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), criado em 1979.
-
Milhares de turistas visitam, anualmente, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai.
-
O Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, pela UNESCO, em 1986.
-
Com uma fauna e flora muito rica, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, recebe pesquisadores que estudam a sua biodiversidade.
-
O conjunto urbano de São Cristóvão (SE), tombado pelo Iphan em 1967, é um exemplo dos núcleos urbanos coloniais espanhóis e portugueses.
-
A Praça de São Francisco, em São Cristóvão (SE), foi tombada pelo Iphan e reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2010.
-
O complexo da Igreja e Convento de São Francisco (São Cristóvão/SE) começou a ser erguido em 1693 e mantêm suas características originais.
-
A Reserva da Mata Atlântica - Patrimônio Natural Mundial desde 1999 - se estende da Serra da Juréia (SP) até o litoral de Paranaguá (PR).
-
Mais de 1020 espécies de aves são encontradas na Reserva da Mata Atlântica, além de dezenas de espécies de anfíbios, mamíferos e répteis.
-
O mico leão da cara preta é uma das espécies de macacos encontrados na Reserva da Mata Atlântica, no litoral de São Paulo e do Paraná.
-
O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros no bioma Cerrado, em Goiás, foi declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, em 2001.
-
O rio Formoso é um dos principais responsáveis pela drenagem do Parque
-
Com mais de 132 mil hectares, o Parque Nacional das Emas (GO) é uma das mais importantes unidades de conservação do bioma Cerrado.
-
O Cristo Redentor integra a imagem do Rio de Janeiro, cidade reconhecida pela UNESCO, em 2012, por seu valor como paisagem cultural.
-
O belo cenário do Rio de Janeiro, primeira área urbana no mundo premiada com a chancela da UNESCO de paisagem cultural de valor universal.
-
Na Baía de Guanabara, a Praia de Botafogo é destaque na paisagem do Rio de Janeiro, cidade moldada pela fusão entre natureza e cultura.
-
Basílica do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (Congonhas/MG) foi tombado 1939 e reconhecido como Patrimônio Mundial, em 1985.
-
Várias capelas formam os Passos da Paixão, tombados pelo Iphan, no Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (MG).
-
Um dos Profetas, obra do Aleijadinho, na Basílica do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas (MG)