Gestores do patrimônio cultural imaterial serão formados por meio de acordo entre Iphan e CRESPIAL

publicada em 08 de maio de 2012, às 14h05

 

Protocolo de Intenções entre Iphan e o CRESPIAL é firmado com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e da UNESCO

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, recebeu, nesta segunda-feira, dia 7 de maio, o diretor geral e a diretora executiva do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Fernando Villafuerte e Silvia Martinez. Eles vieram a Brasília, para participarem de reunião na sede do Iphan, com o objetivo de estabelecer um Plano de Trabalho conjunto, que resultou na assinatura de um instrumento de cooperação bilateral para a promoção do patrimônio cultural imaterial – PCI na região. Participaram do encontro, os diretores do Departamento de Articulação e Fomento (DAF), Estevan Pardi, do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), Célia Corsino, e o assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito. Também estiveram presentes a Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado, e o Chefe de Divisão de Assuntos Culturais Multilaterais do Itamaraty, José Armando de Resende.

O Protocolo assinado prevê o apoio mútuo para execução de atividades de interesse comum entre o CRESPIAL e o Centro Lucio Costa, administrado pelo Iphan, em matéria de formação e investigação aplicada em patrimônio cultural imaterial, bem como a realização de eventos conjuntos sobre temas acordados que beneficiem a ambas as partes. Também estabelece mecanismos de coordenação e execução administrativa que permitam o desenho, a gestão, a execução e a supervisão de projetos em Patrimônio Cultural Imaterial.

Entre as ações previstas no Plano de Trabalho 2012-2014, está a realização de atividades voltadas para a formação de gestores do patrimônio, dando ênfase à dimensão do patrimônio cultural imaterial, seja para a constituição de quadros gerenciais ou para atualização profissional daqueles que já atuam nesse campo. Integra, ainda, a realização de encontros técnicos internacionais sobre a gestão do patrimônio cultural imaterial, entre eles, sobre Políticas e Planos de Salvaguarda, que deverá ser realizado no final deste ano, no Palácio Gustavo Capanema, no Centro Lucio Costa.

Ambos os centros deverão trocar informações e estabelecer uma estratégia conjunta de difusão para disseminar, nas línguas portuguesa e espanhola, conceitos, práticas e experiências em matéria de PCI para a região.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin