Iphan e CRESPIAL assinam protocolo para cooperação bilateral

publicada em 04 de maio de 2012, às 14h23

 

O objetivo é desenvolver ações conjuntas de valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial latino americano

Na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais (ARIN) e direções do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) e do Departamento de Articulação e Fomento (DAF), recebe, em Brasília, o diretor geral e a diretora executiva do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL), Fernando Villafuerte e Silvia Martinez.

Em Brasília, Iphan e CRESPIAL assinarão um instrumento de cooperação bilateral para a promoção do patrimônio cultural imaterial na região. O protocolo prevê o apoio mútuo para execução de atividades de interesse comum entre o CRESPIAL e o Centro Lucio Costa em matéria de formação e investigação aplicada em patrimônio cultural imaterial, bem como a realização de eventos conjuntos sobre temas acordados que beneficiem a ambas as partes, e o estabelecimento de mecanismos de coordenação e execução administrativa que permitam o desenho, a gestão, a execução e a supervisão de projetos.

O encontro antecede a III Reunião do Projeto Universo Cultural Afrodescendente, que será realizado no Recife, Pernambuco, de 8 a 11 de maio.  Essa Reunião do Projeto Universo Cultural Afrodescendente, organizada pelo DPI-Iphan e o CRESPIAL, com o apoio da Superintendência do Iphan-PE, tem como objetivo reunir especialistas, designados pelos núcleos focais dos países do CRESPIAL, para formular o projeto e um plano operativo para o período de 2012-2015, definindo responsabilidades e compromissos de cada um. Deverão participar representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O CRESPIAL foi criado em 2006, a partir de acordo entre a UNESCO e o governo do Peru, para promover e apoiar ações de salvaguarda e promoção do patrimônio cultural imaterial da América Latina. O Centro Lucio Costa, criado em julho de 2010, tem como missão estratégica a cooperação com países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. Sediado no Rio de Janeiro, no Palácio Gustavo Capanema, entre as ações do CLC destaca-se, como prioridade, a formação de gestores dos países da região como forma de contribuir para o aprimoramento da gestão do patrimônio na região.

A iniciativa a ser empreendida esta semana se insere na estratégia de implementação do Centro Lucio Costa, que em outubro do ano passado estabeleceu com o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e os seus Organismos Assessores – ICOMOS, ICCROM e IUCN – uma agenda de trabalho conjunta; e em janeiro deste ano, em Milão, a constituição de uma rede latina de Centros de categoria II da UNESCO, para o desenvolvimento de ações conjuntas, que inclui o centro de Zacatecas, no México; de Madri, na Espanha; e o de Turim, na Itália.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin