Iphan e UFBA assinam acordo de cooperação para gestão na área do Patrimônio Cultural

publicada em 19 de março de 2012, às 15h38

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal da Bahia já estão atuando em conjunto no desenvolvimento de ações integradas no campo da gestão do Patrimônio Cultural. No último dia 15 de março, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, assinaram o Termo de Cooperação instituindo parceria para a implementação das atividades do Centro Regional de Treinamento em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa, do Iphan. O acordo estabelece cooperação técnica entre as partes com objetivo de viabilizar projetos nas áreas de educação, treinamento, qualificação, pesquisas e na formação de uma rede para o desenvolvimento de mecanismos para a gestão integrada do patrimônio cultural.

Nessa parceria, caberá ao Iphan informar à UFBA, por meio do Mestrado Profissional em Restauração e Conservação de Monumentos e Núcleos Históricos – MP-CECRE, o projeto básico do Centro Lucio Costa e articular a participação das Superintendências do Iphan nas atividades relativas ao Termo de Cooperação, fomentando a colaboração interinstitucional em nível local e regional. A UFBA, por sua vez, irá colaborar com o planejamento das atividades do Centro, disponibilizando conhecimento, infraestrutura física, recursos humanos e programáticos, propor projetos de pesquisa e publicações e contribuir com as bases de dados institucionais do Centro Lucio Costa.

Centro Lucio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio
Criado em julho de 2010, o Centro Regional tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul e de língua portuguesa na África e na Ásia: Brasil, Argentina, Angola, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Uruguai e Venezuela. Também tem como perspectiva estabelecer estreita colaboração com Portugal e Espanha e com a rede de centros de Categoria II da UNESCO, dedicados à formação e pesquisa aplicada em patrimônio.

Sediado no Rio de Janeiro, no Palácio Gustavo Capanema, entre as ações do Centro Lucio Costa destaca-se, como prioridade, a formação de gestores dos países da região como forma de contribuir para a ampliação da Lista do Patrimônio Mundial, bem como aprimorar os meios de preservação e salvaguarda de bens tombados e registrados. Para as ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro tem como foco a implementação das Convenções da UNESCO para a Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (1972); para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003); e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005).

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin