Centro Lucio Costa sediará em 2014 o encontro anual dos Centros de Categoria II da Unesco

publicada em 27 de janeiro de 2012, às 13h34

 

A escolha foi um dos resultados do encontro dos Centros auspiciados pela UNESCO que discutiu os avanços na capacitação em patrimônio no mundo

A 2ª Reunião Anual, que aconteceu no último 22 e 23 de janeiro, resultou em importantes passos para o desenvolvimento dos atuais centros criados sob os auspícios da UNESCO. Realizado em Milão, na Itália, o encontro foi organizado pela Direção Geral de Cultura da UNESCO, o Centro do Patrimônio Mundial, o Centro Internacional de Pesquisa em Economia da Cultura e Estudos do Patrimônio Mundial e a Comissão Nacional Italiana junto à UNESCO.

O Centro Lucio Costa, criado mediante acordo entre o governo brasileiro e a UNESCO, em 2010, esteve representado pela Assessoria de Relações Internacionais da Presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (ARIN-Iphan), que apresentou o processo de implementação e os encaminhamentos alcançados na reunião de planejamento promovida em outubro do ano passado em Brasília, para estabelecer uma agenda trianual comum com o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO e os seus Organismos Assessores – ICOMOS, ICCROM e IUCN.

Brasil, México, Bahrein, China, Noruega, Itália, Espanha e África do Sul representam o seleto grupo de países onde há implantação de Centros reconhecidos pela UNESCO voltados à formação, capacitação e treinamento em temas relacionados ao patrimônio cultural, e especialmente aqueles reconhecidos como Patrimônio Mundial.

Durante o encontro em Milão foram discutidos temas como a necessidade de implementar os objetivos estratégicos e recomendações da UNESCO sobre “Capacity Building”, ou seja, que permitam a “construção de capacidades”, de modo a proporcionar, apesar das especificidades de cada um, elementos comuns apoiados em uma mesma base conceitual de atuação.

Essa reunião anual, para o Centro do Patrimônio Mundial, constitui-se ainda como um espaço de oportunidades para gerar o intercâmbio de informações e conhecimento de experiências, bem como para avançar nas estratégias para que esses respectivos centros se tornem mais operativos.

Entre os resultados da reunião, foi criada a Rede CC2 Latino – composta por Brasil, México, Espanha e Itália, com o objetivo de promover ações de interesse comum, mediante intercâmbio de informações, experiências e profissionais que venham a atuar nesses Centros, assim como promover atividades conjuntas de pesquisa aplicada e formação. Neste sentido, a gestão do patrimônio e a economia da cultura com ênfase para o patrimônio cultural foram, no momento, considerados prioritários.

Outro importante resultado da reunião foi a definição das próximas reuniões anuais de coordenação dos centros de categoria 2 da UNESCO – os CC2. Em 2013 deverá ocorrer na Noruega, no Nordic World Heritage Foundation e em 2014, no Brasil, no Centro Lucio Costa.

Os CC2 – Centro de Categoria 2 da UNESCO
O conceito de CC2 reside na criação de centros chancelados pela UNESCO e albergados por países que assumem o desenvolvimento de suas atividades e manutenção administrativa.  Voltados para a capacitação técnica em matéria de patrimônio, cujas atividades poderão ainda ter uma vertente voltada para a pesquisa, são constituidos, mediante acordo entre os seus Governos nacionais e a UNESCO, para desenvolver suas ações em âmbito regional ou internacional.

Atualmente, encontram-se constituidos os seguintes centros:
Noruega – Nordic World Heritage Foundation, em Oslo.
China – World Heritage Institute of Training and Research for Asia and the Pacific Region, em Xangai.
Bahrein –  Regional Center for World Heritage, em Manama.
Brasil – Centro Lucio Costa. Formação para Gestão do Patrimônio, no Rio de Janeiro.
África do Sul – African World Heritage Fund, em Midrand.
México – Centro Regional del Patrimonio Mundial, em Zacatecas.
Espanha – Centro Internacional de Arte Rupestre y Patrimonio Mundial, em Madri.
E em fase de constituição, o da Itália – Centro Internacional de Pesquisa em Economia da Cultura e Estudos do Patrimônio Mundial, em Turim.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin