Centro Lúcio Costa disponibiliza acesso à coleção bibliográfica

publicada em 08 de setembro de 2014, às 14h30

 

O Centro Lúcio Costa colocou a disposição do público coleção de livros especializada em patrimônio cultural e natural. As consultas podem ser feitas na biblioteca Noronha Santos. São mais de 700 títulos cadastrados, livros que muitas vezes tem acesso difícil e restrito.

O objetivo é contribuir com pesquisas na área de patrimônio cultural, principalmente as que se referem aos países da América Latina e da África. A abertura do espaço faz parte do processo de estruturação do Centro Lúcio Costa.

Para consultar o acervo é preciso agendar pelo e-mail bns.pgc@iphan.gov.br , informando o título de interesse ou assunto.

Centro Lúcio Costa
O Centro Lucio Costa (CLC) foi criado a partir do Acordo para a Criação e Operação do Centro Regional de Treinamento em Gestão do Patrimônio no Rio de Janeiro – Categoria 2, firmado entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 26 de julho de 2010, em Brasília, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.

O CLC tem como metas a ampliação da capacidade de gestão do patrimônio nos países da região e a promoção da cooperação regional entre 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola da África, América do Sul e Ásia. O Centro funciona no Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, nº 16, 9º andar, CEP 20030-120 - Rio de Janeiro/RJ, telefones: (21) 2215- 3805 e 2215-3578, e-mail centro.luciocosta@iphan.gov.br, onde outras atividades de formação, pesquisa e documentação vêm sendo desenvolvidas pelo Iphan.

Entre os objetivos indicados no artigo 7 desse Acordo, destacam-se: contribuir para que as metas de desenvolvimento no milênio da ONU, sejam atingidas; criar qualificação para gestão de patrimônio nos países integrantes do grupo; e desenvolver uma compilação de conhecimentos em preservação, salvaguarda, gestão, monitoramento, pesquisa e educação na área de patrimônio cultural e natural.

A ação do CLC vai reforçar a cooperação Sul/Sul, como uma estratégia de integração entre países com problemas comuns, contribuindo para a melhoria da gestão dos bens dos países inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, conforme a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural de 1972.

O estudo e o monitoramento do estado de preservação deste patrimônio mundial, a preparação de listas indicativas e de dossiês de candidaturas de bens à lista do Patrimônio Mundial da Região balizam as ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, com foco na implementação da Convenção de 1972, Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003 e Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais de 2005.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin