Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio é apresentado em Seminário

Os participantes do Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL, que acontece durante esta semana (22 a 27), no Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto do Centro Lucio Costa. De acordo com o coordenador do espaço, Cyro Lyra, “a ideia da UNESCO é criar Centros que atendam a regiões no mundo. Assim a nossa área de atuação são os países de língua espanhola e portuguesa da América do Sul, África e Ásia. Essa região é formada por 17 países, que tem ainda como naturais parceiros Portugal e Espanha”, 

Criado em julho deste ano, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Brasília, o Centro objetiva formar gestores públicos e privados dos países parceiros da citada região. O início das atividades está previsto para 2011. “Próximo ano devemos, inicialmente, oferecer um curso básico de formação para gestão do patrimônio com 60 vagas, sendo que 30 serão oferecidas a estudantes brasileiros e as outras 30 para estrangeiros”, concretiza.

Cyro Lyra conta que, o fato do Centro Lucio Costa ter se estabelecido na cidade do Rio de Janeiro, em especial no Palácio Capanema, garante um entorno rico de instrumentos culturais para os futuros alunos. “Temos aqui a Biblioteca Nacional, Museu Histórico Nacional, Arquivo Nacional, Mapoteca do Itamaraty, entre outros”, avalia.

Uma das prioridades do Centro é formar gestores públicos e privados dos países parceiros visando contribuir na ampliação da Lista do Patrimônio Mundial, bem como aprimorar os meios de preservação e salvaguarda de bens tombados e registrados. Entretanto, o espaço também promoverá pesquisas, estudos e intercâmbios, divulgará informações sobre o patrimônio, contribuirá para o fortalecimento dos vínculos entre população e patrimônio e prestará assistência técnica aos paises participantes no monitoramento dos sítios do Patrimônio Mundial. “É importante dizer que o Centro Lucio Costa não concorre com os outros centros de formação, e sim se articula”, explica o coordenador.

Na América do Sul, por exemplo, todos os países possuem bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial totalizando 63 bens, o que representa 7% dos 911 bens inscritos atualmente na Lista. Desse total, 45 são bens culturais, 19 naturais e apenas dois são mistos, o que significa uma super-representação dos bens culturais e uma quase ausência de bens mistos.

Para as ações de formação, intercâmbio e produção de conhecimentos, o Centro tem como foco a implementação das Convenções da UNESCO para a Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (1972); para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003); e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005).

Para outras informações sobre o Seminário, acesse o portal.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459 
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin