Centro Lucio Costa recebe adesão de Cabo Verde, Moçambique, Uruguai e Colômbia
publicada em 10 de abril de 2014, às 13h14
Os governos das repúblicas de Cabo Verde e Moçambique (África) e Uruguai e Colômbia (América Latina) oficializaram sua adesão ao Centro Lucio Costa, nesta semana. Esses países são os primeiros a aderir ao acordo firmado, em 26 de julho de 2010, entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco) para criação do Centro Lucio Costa (CLC). A adesão significa o consentimento pleno do país em relação ao acordo firmado, mesmo não tendo participado da negociação nem assinado o documento inicial.
Com a adesão desses países, o CLC institucionaliza sua estrutura multilateral, voltada para a capacitação de técnicos e gestores dos 17 países da sua região de abrangência. O centro é uma importante iniciativa para qualificar gestores de sítios patrimônio cultural e promover o intercâmbio de experiências e instrumentos de proteção e salvaguarda do patrimônio cultural dos países de língua espanhola (na América do Sul) e portuguesa (na África e Ásia), além do Brasil.
O orçamento do CLC, para 2014, é de R$ 4,3 milhões que deverão ser aplicados na estruturação do Observatório do CLC, do Centro de Documentação/Biblioteca, e da restauração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, onde o Centro está localizado e funciona a superintendência estadual do Iphan. Essas obras estão em andamento e programadas para conclusão em 2016.
Entre as ações desenvolvidas pelo CLC, em 2014, estão o programa de bolsas de mestrado para concessão bianual de dez bolsas na área de preservação do patrimônio cultural e natural, a realização da oficina Desafios da preservação de bens culturais na Lista do Patrimônio Mundial – atribuição de valor para a classificação, estruturas e instrumentos de preservação, estratégias e práticas de gestão, e o curso à distância de Formação de especialistas em patrimônio cultural imaterial, que será iniciado em julho deste ano. Saiba mais sobre a criação e as atividades do Centro Lucio Costa.
Encontro internacional em Brasília
O CLC/Iphan promove - em parceria com a Latin America and the Caribbean Unit - World Heritage Center da Unesco - o encontro de representantes dos países da América Latina e Caribe para estabelecer as diretrizes do Plano de Ação Regional, instrumento que possibilitará a adoção de medidas comuns de proteção do patrimônio mundial dos países participantes. O evento será realizado em Brasília, de 23 a 25 deste mês. O plano tem como base o Informe sobre los resultados del Segundo Ciclo del Informe Periódico del Estado del Patrimonio Mundial en América Latina y el Caribe (LAC).
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
(61) 2024-5479 / 2024-5449 - comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Arlete Bonelli - arlete.bonelli@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr