Reunião de cooperação do CLC e Crespial define plano de trabalho bianual

Reunião de trabalho do Iphan, CLC e Crespial para definição do Plano de Trabalho Bianual (2016-2017), no Rio de Janeiro

Fortalecimento de capacidades, debate sobre políticas de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial na América Latina, pesquisa e difusão são os pontos principais do Plano de Trabalho Bianual do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa (CLC) e o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial), para os anos de 2016 e 2017. O programa foi fechado em reunião de trabalho realizada nos dias 12 e 13 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre as ações do Plano, estão previstas a realização de fóruns para discutir o patrimônio cultural imaterial relacionado ao turismo cultural e indústrias criativas (em junho deste ano, em Cancun, México), as boas práticas em patrimônio cultural imaterial (virtual em julho deste ano) e a cooperação sul-sul em matéria de Cultura (em maio de 2017, no Rio de Janeiro).

Na linha de pesquisas, estão previstas a promoção e revisão da estrutura do diagnóstico do estado da arte da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial na América Latina e o desenvolvimento da sua atualização; o levantamento e análise das demandas de capacitação na região e identificação de Perfis de Gestores de Patrimônio Imaterial; e a Linha de Base das instituições de ensino da região do Crespial (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai) que tratam da questão do patrimônio cultural imaterial. 

Todo conteúdo produzido irá integrar uma publicação digital em português e espanhol, para difusão e divulgação dos estudos e resultados dos debates.

Mais quatro anos
Durante a reunião de trabalho foi oficializada a prorrogação por mais quatro anos do Protocolo de Intenções firmado em 2012, entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do CLC, e o Crespial. O documento estabelece atividades conjuntas em matéria de formação e pesquisa aplicada para a salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina.

Centro Lucio Costa
O Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa/Iphan foi criado a partir do Acordo firmado entre o Governo do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 26 de julho de 2010, durante a 34ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília. Este é um Centro de Categoria 2, sob os auspícios da UNESCO - vinculado ao Iphan - e tem como objetivos ampliar a capacidade de gestão do patrimônio cultural e natural e promover a cooperação na sua Região de abrangência, composta por 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola na América do Sul, África e Ásia. 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin