Tramitação eletrônica de documentos tem início no Iphan

Sistema Eletrônico de Informação - SEI!A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará totalmente integrado ao Sistema Eletrônico de Informações, o SEI! A partir desta data, todos os processos da instituição tramitarão exclusivamente por meio digital. Desta forma, os usuários externos ao Iphan, poderão consultar os documentos no Portal do Iphan (link). A Portaria Nº 361, instituindo o SEI! como sistema oficial de gestão de processos e documentos do Iphan, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, dia 15 de setembro.

Os principais benefícios do SEI! maior agilidade dos processos com disponibilização em tempo real dos documentos, ganhos na gestão interna, otimização das rotinas de trabalho e maior compartilhamento de informações. O Iphan aderiu à plataforma eletrônica, que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência na gestão da documentação institucional, em novembro de 2015, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), o primeiro documento assinado eletronicamente no âmbito do Iphan. 

O Ministério do Planejamento cedeu o direito de uso gratuito do software e deu o suporte técnico por meio de oficinas conjuntas, ambiente colaborativo do SEI! e por plataformas de educação à distância. A parceria auxiliou o Iphan nos esforços de modernização e melhoria da gestão interna, com o aperfeiçoamento das rotinas e fluxos das atividades realizadas. Com a adesão ao Sistema há grande redução dos riscos operacionais relacionados aos processos físicos, como a perda de documentos e volumes por exemplo. 

Sistema Eletrônico de Informação
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o SEI! configura-se também como um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Assim, os documentos, antes no meio papel, passam a ser digitais, acessíveis às áreas específicas e atualizados em tempo real. 

O SEI! foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Devido às características inovadoras e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI! transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade

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