Centro Lucio Costa promove encontro com países sul-americanos no Rio

publicada em 04 de setembro de 2013, às 14h09

 

O Centro Lucio Costa (CLC), centro regional de formação em gestão do Patrimônio administrado pelo Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DAF/Iphan) promove sua primeira reunião com países sul-americanos no dia 06 de setembro, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Durante o encontro será apresentado o Programa de Formação do Centro, elaborado por técnicos do CLC e do Iphan, já incorporada de sugestões do Comitê Gestor de Implantação desenvolvido a partir de três suportes: atividades de pesquisa, atividades curriculares e atividades de difusão. O documento também recebeu a consultoria de vários especialistas em educação e gestão patrimonial, que atuam no Brasil.

O encontro é decorrente do Projeto de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo Brasileiro e a Unesco, em agosto de 2011, cujos objetivos são a troca de conhecimentos a respeito das realidades, demandas e possibilidades de cada um dos Estados participantes. Além da equipe técnica do CLC e do Iphan participam do encontro os representantes dos países que fazem parte do Centro: Alberto Andrés Petrina - Secretaria de Cultura, Argentina; Emilio Pablo de la Cerda Errázuriz - Conselho de Monumentos Nacionais, Chile; Juan Diego Badillo Reyes - Ministério da Cultura e Patrimônio, Equador;  Ana María Hoyle Montalva - Ministério da Cultura, Peru;  Alberto Quintela Peruzzo - Ministério da Educação e  Cultura, Uruguai; Juan Carlos León Hernandez - Instituto do Patrimônio Cultural, Venezuela;  e Clarisse María Sol Insfrán Echauri - Direção Geral de Patrimônio Cultural, Paraguai.

A gestão patrimonial
O Centro Lucio Costa, com sede no Rio de Janeiro, é um Centro de Categoria II da UNESCO, vinculado ao Iphan. Tem por objetivo promover a cooperação regional entre os 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola da África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe), da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e da Ásia (Timor Leste) visando a ampliação da capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação de bens culturais e naturais.

O CLC tem entre suas metas a promoção de uma rede mundial de instituições, organizações e especialistas dedicados ao campo da preservação na Região; o apoio à produção e compartilhamento de conhecimentos e práticas relativos à salvaguarda e gestão do patrimônio cultural e natural; bem como a realização das metas da Agenda 21 e das questões pertinentes ao patrimônio no âmbito da Cooperação Sul-Sul, em parceria com os programas da UNESCO de mesma finalidade.

Serviço:
Encontro com Países Sul-americanos no Centro Lucio Costa
Data:
de 06 de setembro de 2013
Local: Centro Cultural Paço Imperial - Praça XV de Novembro, 48 – Centro - Rio de Janeiro – RJ

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin