Escola do Patrimônio do Iphan lança edital de mestrado para servidores municipais

Acervo Iphan

Servidores e empregados públicos das 13 cidades detentoras de sítios declarados como Patrimônio Mundial no Brasil podem concorrer ao Mestrado Profissional em Preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é oferecido pelo Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio do IPHAN (CLC), que conta, em suas atividades concernentes à preservação do patrimônio mundial e no âmbito de Acordo Internacional entre o Governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com reconhecimento internacional como Centro de Categoria 2. São 13 vagas, uma para cada cidade onde há sítios Patrimônio Mundial. As inscrições serão aceitas até o dia 2 de outubro. 

O curso terá duração de dois anos. A proposta pedagógica associa as práticas de preservação do Patrimônio Cultural ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. O aluno deverá participar de atividades práticas em órgãos municipais e distritais de preservação. O projeto de pesquisa deve tratar de temáticas relacionadas à Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, de 1972, e à gestão dos sítios reconhecidos pela Unesco.

O edital é voltado para servidores e empregados públicos dos quadros permanentes municipais e distrital com sítios Patrimônio Mundial. Os candidatos devem ser de cargos de nível superior, com formação em áreas de conhecimento de interesse do campo da preservação, de natureza multidisciplinar.

Atividades do Mestrado
O diferencial do Mestrado é o contato cotidiano em atividades práticas relacionadas à preservação do Patrimônio Cultural, associado ao estudo e produção de conteúdo teórico-metodológico sobre o tema. As práticas supervisionadas podem ser as já exercidas pelo servidor em sua rotina nos órgãos onde atuam. Ficam a cargo da instituição de origem do aluno a definição da carga horária dessas práticas durante a vigência do Mestrado, possíveis reduções e/ou dispensa durante os meses finais do curso para beneficiar a escrita da dissertação.

O aluno também deve cumprir três módulos de aulas, com duração de cerca de quatro semanas cada, em horário integral, com 40 horas semanais. Serão disciplinas ministradas por mestres e doutores sobre a preservação do Patrimônio Cultural, incluindo instrumentos de reconhecimento e gestão. Os módulos serão realizados na cidade do Rio de Janeiro, na sede do Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio.

O curso envolve a participação em seminários internos na instituição municipal ou distrital de origem para apresentação, pelo aluno, das atividades e/ou pesquisas em desenvolvimento. As bancas de qualificação das dissertações serão realizadas de setembro a dezembro de 2019. Ao final do curso, o aluno deve entregar uma dissertação sobre o sítio declarado como Patrimônio Mundial onde atua. A pesquisa será objeto de avaliação por uma banca examinadora.

A candidatura ao Mestrado é gratuita e os candidatos devem apresentar uma autorização da autoridade municipal ou distrital competente, como requisito para participação.

Serviço
Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan
Inscrições: até 2 de outubro
Vagas: 13 vagas, uma para cada cidade onde há sítios Patrimônio Mundial: 
Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Congonhas (MG), Diamantina (MG), Goiás (GO), Olinda (PE), Ouro Preto (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Cristóvão (SE), São Luís (MA), São Miguel das Missões (RS) e São Raimundo Nonato (PI).
Informações: goo.gl/UH2Pgc

(021) 2215 - 3805 ou (021) 2215 - 3578


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
 - comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Helena Brandi – helena.brandi@iphan.gov.br 
Coordenação do Mercado Profissional do Iphan – mestrado.pep@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543 - 999929966
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin